Unimed pode assumir carteira do Consaúde, negociações seguem em sigilo

Unimed pode assumir carteira do Consaúde, negociações seguem em sigilo

Cleucimara Santiago

A Operadora de Planos Privados de Assistência à Saúde Consaúde divulgou nota oficial informando a seus usuários que, por deliberação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sua carteira de beneficiários foi colocada em alienação compulsória, o que significa que a operadora terá prazo para transferí-la para outro plano de saúde. A nota observa, ainda, que durante esse período todos os atendimentos prestados serão mantidos, não havendo necessidade de cancelamento ou alteração do contrato. O procedimento de transferência da carteira seguirá a legislação e tão logo a operadora tenha mais informações, os beneficiários serão comunicados por meio dos canais oficiais, continuou a nota. A operadora está impedida de realizar a comercialização de planos ou produtos e a suspensão de vendas foi informada na nota oficial.

O Consaúde terá o prazo de 30 dias para promover a alienação da sua carteira de beneficiários, conforme a intimação da resolução operacional Nº 2.723 divulgado pela ANS na tarde de segunda-feira (14). Essa decisão foi tomada em reunião ordinária de 09 de fevereiro de 2022, e considerou as anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde, de acordo com os elementos constantes do processo administrativo. Em julho de 2021, a ANS já havia instaurado o regime de direção fiscal na operadora, pelos mesmos motivos.

Quando as empresas deixam de operar, seja em motivo de irregularidades financeiras, assistencial ou administrativas graves ou por insolvência, a portabilidade e a assistência aos beneficiários deve ser garantida até o último dia de funcionamento do plano e a comunicação ao usuário é obrigatória.

O Página Um News apurou que a Unimed iniciou tratativas com a direção da Consaúde para aprofundar o entendimento da situação e operações do plano e as negociações ocorrerão sob termo de sigilo.

Procurada pela nossa reportagem, o Consáude através do setor de comunicação, respondeu em nota que ainda não é confirmada a alienação da carteira, “estamos estudando algumas possibilidades. Não tem nenhuma operadora confirmada, acredito que na próxima semana teremos um retorno”.

Santa Casa Saúde também passou por transição
Recentemente, o Grupo Sul Américas, por meio da por meio da controladora Paraná Clínicas assumiu a carteira de clientes da Santa Casa Saúde, com aproximadamente 25.000 vidas. A operação anunciada em março 2021 foi aprovada pela ANS e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e concluída em outubro do ano passado.

Fontes:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-operacional-ans-n-2.723-de-10-de-fevereiro-de-2022-379871073

Leia a nota na integra do Consaúde

Prezado beneficiário Consaúde,
A Consaúde informa que, por deliberação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), sua carteira de beneficiários foi colocada em alienação compulsória, o que significa que a operadora terá um prazo para transferir sua carteira para outro plano de saúde.

Ressaltamos que durante esse período todos os atendimentos prestados a seus beneficiários estão mantidos, portanto, não há a necessidade de cancelamento ou alteração de seu contrato.

O procedimento de transferência da carteira seguirá conforme a legislação e assim que tivermos novas informações, nossos beneficiários serão comunicados por meio dos canais oficiais da operadora.
Único atendimento suspenso: vendas de planos de saúde.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!