Vereadores apoiam tratamento precoce para salvar vidas em PG

Vereadores apoiam tratamento precoce para salvar vidas em PG

Da Assessoria

Ponta Grossa – Na tentativa de, ao menos, minimizar o colapso na rede pública e privada de saúde de Ponta Grossa, que detém mais de 25 mil casos confirmados e 512 óbitos confirmados (até a data de publicação), dez vereadores assinaram o Projeto de Lei (PL 35/2021) que dispõe sobre a disponibilização gratuita de kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19 na rede SUS do Município, durante o período de pandemia.

O projeto condiciona à avaliação e acompanhamento médico, a partir do momento da identificação de sintomas ou sinais leves da doença, com realização de exame físico e/ou exames complementares, em unidades de saúde do município. Os medicamentos deverão ser entregues imediatamente após receituário médico e utilizando o protocolo regulamentado pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Bloco Cristão, que encabeçou a proposta, o projeto e, ou protocolo, vem sendo aplicado em centenas de cidades do Brasil e no mundo, prevendo liberdade tanto do médico de prescrever quanto do paciente de adquirir os fármacos.

Direito e científicidade

Segundo a justificativa do projeto “A implantação do tratamento precoce de fato não é uma medida curativa específica de COVID19, mas são as medidas conhecidas e sim, com estudos científicos, que terão através de diferentes mecanismos ações favoráveis nas diversas fases da doença, já que a vacina não é uma realidade concreta para os próximos dias. Portanto, é hora de buscar dar voz aos profissionais da saúde e é o médico que tem soberania e dever de indicar o melhor tratamento disponível para a doença.

Outras cidades

Em diversas cidades movimentos e grupos de médicos elaboram protocolo para disponibilização dos medicamentos prescritos pelos médicos no primeiro estágio da Covid-19 para diminuir a replicação viral e aumentando a imunidade dos pacientes.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!