Bispo ordena três novos diáconos em Castro

Bispo ordena três novos diáconos em Castro

Renato de Oliveira

Em cerimônia religiosa restrita a sacerdotes, religiosos, equipe de liturgia, cantos, familiares e padrinhos – Manoel Carlos Zeferino dos Santos, Rubens Antonio de Souza e Emanuel Fidélis do Nascimento receberam o grau do Sacramento da Ordem de Diaconato Permante, pela imposição das mãos de dom Sergio Arthur Braschi, bispo diocesano de Ponta Grossa, no feriado municipal de sexta-feira (19), que marcou os 317 anos de Castro.

A celebração foi registrada na paróquia de Nossa Senhora do Rosário, dos padres de Sion, em meio a andaimes espalhados pela igreja que se encontra em fase de reformas. O ato religioso foi acompanhado por padre Mário Dwuvolatka, que coordena a Escola Diaconal Santo Estevão, da diocese. Durante a homília, dom Sérgio fez questão de destacar a abertura oficial do ano de 2021, dedicado a São José. “A festa que hoje a igreja celebra, marca o trânsito (entrada no céu), do glorioso São José, homem do silêncio- nada é encontrado nos relatos biblicos acerca de falas de São José. É sempre Maria que fala”, assinalou o bispo. Este ano foi dedicado pelo Papa Francisco como o ‘Ano a São José’ que se estenderá até o dia 8 de dezembro. De outro lado, o bispo diocesano fez questão de ressaltar, também, o início do ano da Família – Amoris Laetitia -, em 19 de março, com a Igreja comemorando 5 anos desde a publicação da exortação apostólica ‘Amoris Laetitia’ sobre a beleza e a alegria do amor familiar. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugurou o Ano ‘Família Amoris Laetitia’, que terminará em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre.

A emoção foi a tõnica presente durante o rito de ordenação dos tres novos diáconos. Após prometerem obediência e lealdade ao Papa, bispo e seus superiores, prostraram-se com o rosto voltado para o chão e acompanharam a ladainha de Todos os Santos. Das mãos de familiares e padrinhos, os novos diáconos receberam a estola e a dalmática, enquanto que dom Sergio entregou a cada um, o evangeliário, chamando-os para a missão de proclamar, ler e ensinar, exercendo cada um, o seu ministério diaconal. Com o abraço sacerdotal, seguiu-se a celebração da missa, obersavando todos os protocolos de saúde, impostos pela Covid-19.

Nova ordenação

A mesma paróquia de Nossa Senhora do Rosário, de Castro, receberá no dia 10 de abril, a ordenação presbiteral do diácono Cristiano de Almeida, marcada para as 10 horas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!