‘Mega Manifesto’ será realizado neste sábado em frente ao 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado

‘Mega Manifesto’ será realizado neste sábado em frente ao 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado

Matheus de Lara*

Neste sábado (5), um ‘Mega Manifesto’ – como vem sendo chamado -, acontece em frente às instalações do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, organizado pelo grupo que se intitula ‘Povo do Município de Castro’. De acordo com publicações nas redes sociais, esse ato que também se denomina ‘SOS – Brasil às Forças Armadas’ tem início às 15h30 e segue até às 18h30. Após a sua realização, a vigília que começou na quinta-feira (3), se mantém em frente ao quartel, com populares, na maioria empresários, profissionais liberais, aposentados, estudantes, se revezando.

Documento para Ministro

A reportagem Página Um News teve acesso, ainda na quinta-feira (3), a uma carta confeccionada e que deverá ser entregue ao Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhada de um abaixo-assinado que já passa de 2 mil assinaturas.

Constando de duas páginas, esse manifesto bastante polêmico “clama às Forças Armadas, face aos atos considerados por eles inconstitucionais, ilegais, arbitrários e ditatoriais”, para que seja instaurada uma “Intervenção Federal”. Se traduzir ao pé da letra, a ‘intervenção federal’, a qual o documento se refere, deveria partir de um dos três poderes constituídos (União, Legislativo e Judiciário), e não pelas Forças Armadas. No item 2, pede que as eleições de 2 e 30 de outubro sejam anuladas e refeitas de forma fisicamente auditável e no item 3 “que seja reestabelecida a lei e a ordem no país”. O item 4 “que nossas Forças Armadas, poder legalmente constituído da República, cumpra sua missão e seu dever, e impeça a ascensão do Comunismo em nosso país (…)”.

Participação

Além da participação dos castrenses, a organização espera presenças de manifestantes das cidades de Carambeí, Tibagi, Piraí do Sul, Ventania, Ibaiti, Abatia, Jaguariaíva, Sengés, Wesceslau, Joaquim Távora, Carlópolis, Quatiguá, entre outros municípios dos Campos Gerais e fora dele. Toda a comunidade está sendo convidada, diz o ‘Mega Manifesto’ que circula pelos grupos de WhatsApp e redes sociais, a exemplo de membros de” igrejas, associações, times, entidades, cooperativas e etc., formando caravanas ou não”. O convite deixa claro que, no local não poderá fazer festa, soltar fogos, usar cornetas, tambores e ingerir bebidas alcoólicas.

*Com redação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!