Paraquedismo acontece neste final de semana em Castro

Paraquedismo acontece neste final de semana em Castro

Matheus de Lara

Adrenalina, aventura e muita emoção. Esse é o desafio que muitos, alunos e paraquedistas vivem ao pular de um avião e sentir por alguns segundos a sensação de queda livre, até a hora de abrir os paraquedas. Como em outros meses, nesta sexta-feira (26) a domingo (28), das 9 horas às 17h30, o céu da cidade de Castro estará mais colorido, devido ao evento de paraquedismo realizado pela SkyDive Castro, que acontece no aeroporto municipal Neodo Pereira.

A reportagem do Página Um News conversou com o paraquedista e um dos responsáveis pela organização do evento, Danilo Baez. Segundo ele, durante esses dias, atletas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Brasília, Goiás, Minas Gerais, e também de outros estados e até mesmo estrangeiros, marcam presença para saltar de paraquedas. “Castro tem uma posição geográfica privilegiada, um terreno plano, e o aeroporto em uma localização com poucos obstáculos, o que torna nossa prática muito segura e de fácil acesso, para atletas de todas as regiões”, afirma Danilo.

História

Danilo também disse para a reportagem, que a cidade tem uma história antiga com o paraquedismo, até chegar os dias de hoje. “Por anos o clube escola Pecos Paraquedismo comandada por Gilvandro Fischer, o Gil, paraquedista e piloto que era apaixonado por Castro e pelos ares, denominado como lenda do esporte na comunidade do paraquedismo, coloriram o céu castrense. Posso dizer, que a minha vontade em saltar surgiu por isso. Quando criança eu ficava lá na grade acompanhando as atividades. Eu dei início ao meu curso em 2017, e logo a ideia de reativar o paraquedismo em Castro com um grupo de amigos que conheci praticando. Em março de 2018, realizamos uma atividade em parceria de uma escola de paraquedismo de Boituva (SP) – onde fica o centro nacional de paraquedismo -, e foi um sucesso. Conheci muitas pessoas em especial Enrico Caruso. Este também é um incentivador do esporte, saltou muito na cidade, e em outras épocas propôs a ideia de montar uma escola de paraquedismo em Castro e torná-la novamente um centro permanente da prática do esporte”.

Hoje

Conforme Danilo, em junho de 2018 o Clube Escola SkyDive Castro foi concretizado, e ao longo desse período são realizados treinamentos, saltos duplos e formação de alunos. Sobre o salto duplo, o organizador explicou que “pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha o desejo de voar, onde o salto ocorre com um instrutor capacitado e com equipamentos da mais alta segurança. O salto duplo é um conjunto de emoção e adrenalina, onde o passageiro vai desfrutar de um voo panorâmico de 20 minutos pela cidade até chegarmos a altura de 12 mil pés, que equivalem a 4 mil metros de altura. Ao soar a luz verde, é realizado o salto, com a duração de 45 a 50 segundos de queda livre onde atinge a média de 220 km/h, até a abertura do paraquedas. Em seguida são mais cinco minutos de voo com o paraquedas aberto até o pouso. Toda essa adrenalina é registrada com fotos e vídeos, para eternizar esse momento”.

Passeio de balão

Também neste final de semana poderá ser feito passeio panorâmico em um balão. “Também estamos em planejamento de realizar em um futuro próximo, um festival de balonismo dos Campos Gerais em Castro, onde já tenho confirmado 11 balões. Já em uma data diferente, em outro momento, vai ter uma etapa do Paraná Aventura de Paraquedismo”, descreve Danilo Baez.

O organizador também complementou que “estamos criando uma raiz forte em Castro e, em todos os nossos projetos, a população, o comércio e o turismo do nosso município são pontos primordiais”.

Outras datas

Além desse final de semana, a organização já divulgou outras datas que ocorre o paraquedismo. Serão nos dias, 23 a 25 de setembro; 21 a 23 de outubro; 25 a 27 de novembro e 16 a 18 de dezembro. Sobre valores e outras informações, poderá entrar em contato com o Danilo (42) 998682802 ou com Enrico Caruso (41) 988634181.

Foto: Divulgação / SkyDive Castro

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!