Prestadores de serviço da Via Nova são demitidos por mensagem de aplicativo

Prestadores de serviço da Via Nova são demitidos por mensagem de aplicativo

Cleucimara Santiago

Carambeí – Mesmo sem receber os salários de janeiro, todos os trabalhadores da empresa Via Nova Serviços Ltda., que trabalhavam no Parque de Máquinas da Prefeitura de Carambeí, foram demitidos por meio de mensagem de aplicativo WhatsApp. Eles aguardavam ansiosos a comunicação quanto aos seus pagamentos, mas o que receberam no início da noite de segunda-feira (1°) foi uma carta de demissão. Diz a mensagem: “Devido a conhecimento de todos, os contratos estão sendo encerrados. Segue a sua carta de aviso prévio indenizado. Previsão da data do acerto 23/03. Todos os uniformes, calçados e crachás deverão ser entregues no escritório entre os dias 04 e 05/03”.

A mensagem foi encaminhada junto com a carta, e gerou revolta entre os trabalhadores. “Estamos sem receber, sem nenhum tostão, e ainda vamos ter que nos virar para imprimir a carta, é pra acabar. Tremenda falta de consideração”, declarou uma trabalhadora, agora desempregada.

O Página Um News também fez contato com Eliseu Boaretto, que representava a empresa Via Nova, e conduzia as negociações, mas ele informou que na sexta-feira (26) desligou-se da empresa, que tem sede administrativa em Araucária. “Infelizmente, as negociações estão emperradas, e quem perde é o trabalhador”. Ele declarou, ainda, que pediu o desligamento devido ao agravamento das questões financeiras e contratuais da empresa.

A reportagem também procurou o Sindicato dos Empregados de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental, Áreas Verdes, Vias Rodoferroviárias e Similares de Ponta Grossa e Região (Siemaco), que informou que o departamento jurídico está trabalhando no caso e aguarda a manifestação da prefeitura de Carambeí a qual está no prazo legal para manifestação. “Estamos no decurso dos prazos processuais. Nosso jurídico está trabalhando nos processos individuais e estamos qualificando cada trabalhador, pois há necessidade de juntar documentação. Estamos indo até nas casas dos trabalhadores para facilitar para eles pois ainda continuam sem salários”, declarou Silva em nome do Siemaco.

Prefeitura se manifesta

A prefeitura de Carambeí informou através de sua assessoria de imprensa que soube da dispensa dos colaboradores por parte da empresa, e que o município já estava cuidando da questão da rescisão do contrato com a empresa. “Para nós essa informação não altera muita coisa, porque já havia um processo […], porque existe uma série de situações”.

Em relação ao pagamento dos trabalhadores, a prefeitura informou que dentro do prazo, o jurídico estará levantando os valores, e que em cumprimento a liminar serão depositados em juízo para posterior repasse aos prestadores de serviço.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!