Pacientes de hemodiálise de Castro serão levados a Telêmaco Borba para tratamento a partir de julho

Pacientes de hemodiálise de Castro serão levados a Telêmaco Borba para tratamento a partir de julho

Emerson Teixeira

Em pleno ‘Junho Vermelho’, mês alusivo à conscientização sobre a importância da doação de sangue, os pacientes de hemodiálise do município de Castro estão na iminência de iniciar uma jornada semanal de aproximadamente 109 quilômetros e quase duas horas de viagem, só de ida até a cidade de Telêmaco Borba, para realizar o tratamento.

Conforme apurado pela reportagem do Página Um News a mudança se dará pelo fim do contrato com a clínica – que atualmente atende os pacientes de Castro -, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O contrato finaliza no dia 30 de junho e por decisão da empresa não será renovado.
Um dos motivos seria a defasagem nos valores pagos aos prestadores de serviços que tem como base a tabela do SUS, uma situação que se arrasta por anos.

O Página Um News entrou em contato com a 3ª Regional de Saúde, órgão vinculado a Sesa, que atualmente está sem coordenador regional, após o pedido de demissão do então coordenador Robson Xavier da Silva, e obteve a confirmação do fim do contrato e a migração do atendimento para Telêmaco Borba.

A cidade mais próxima de Castro que realiza atendimento aos pacientes de hemodiálise é Ponta Grossa, através da Santa Casa de Misericórdia, que está saturada e não comporta atender mais pacientes.

Procurada pela reportagem, a secretária Municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, explicou que a responsabilidade é do Governo do Paraná, mas mesmo assim o município tentou intervir na situação. “A responsabilidade é do Estado, mesmo assim o município participou de reuniões com o Estado. Por um período os pacientes que precisam desse serviço terão que ser atendidos em Telêmaco Borba, situação essa que atinge também os municípios de Castro, Piraí do Sul, Sengés, Arapoti, Jaguariaíva e Dr. Ulisses. Nesse período os municípios vão fornecer apoio logístico”, detalha.

Em Castro, 38 pacientes precisarão se deslocar para o atendimento em Telêmaco Borba. A secretária explica que os pacientes serão divididos em grupos nas segundas, quartas e sextas, e também nas terças, quintas e sábados.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!