Reestruturação da Secretaria de Saúde conta com apoio da 3ª regional

Reestruturação da Secretaria de Saúde conta com apoio da 3ª regional

Da Assessoria

Carambeí – A prefeita Elisangela Pedroso junto a equipe da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, o chefe da 3ª Regional de Saúde/Ponta Grossa, Robson Xavier. Na pauta estavam assuntos relacionados a reestruturação da área bem como a qualificação e expansão da atenção primaria à saúde.

A prefeita explicou as mudanças que estão em implementação para a melhora nos serviços e atendimento aos usuários. Ela citou o recadastramento  que será realizado  por área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde para  uma  organização de atendimentos bem como dos serviços prestados aos usuários.

Outra questão abordada está relacionada com qualificação das equipes de atenção primária à saúde, que contarão com capacitação. “A atenção primária é o primeiro atendimento que o paciente recebe onde terá orientação dos serviços nas redes de saúde dos mais simples aos mais complexos. As equipes necessitam de preparação para possibilitar o melhor atendimento possível que vai de orientações sobre prevenção de doenças, consultas médicas  até o direcionando dos casos mais graves para atendimento especializado”, declara a prefeita.

O chefe da 3ª Regional de Saúde/Ponta Grossa, Robson Xavier,  comenta que o município conta com apoio técnico tanto da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) como da própria regional e que nesse momento da pandemia do Coronavírus os esforços estão concentrados  para manejo de pacientes, exames mais rápido, orientações a Vigilância Sanitária e permanente monitoramento para as equipes poderem obter melhores resultados.

Ele conta que exames, consultas especializadas em unidades hospitalares e procedimentos cirúrgicos estão em processo de retomada. “O cancelamento de serviços agendados  foi necessário  em algumas unidades hospitalares para diminuição de contágio de pacientes e profissionais da saúde. Agora estamos organizando os atendimentos, somente o Hospital Regional ainda não recebe pacientes, esta unidade é exclusiva para Covid-19”, explica.

Robson Xavier destaca que diante desse cenário com a vacinação contra o Covid-19  em curso os serviços gradativamente serão retomados, auxiliando diretamente os usuários das secretarias municipais de saúde.

Redação Página 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.