Ponta Grossa começa a iluminar igrejas e monumentos para destacar patrimônio histórico à noite
Primeiros pontos já receberam os novos sistemas; projeto contempla 12 igrejas e o Monumento aos Tropeiros
Da Redação
Ponta Grossa – Quem circula por Ponta Grossa à noite já encontra algumas das principais referências arquitetônicas da cidade com uma aparência diferente. A implantação da iluminação cênica começou por igrejas e monumentos que passam a ganhar destaque após o anoitecer, em um projeto que prevê intervenções em 12 templos e no Monumento aos Tropeiros.
Entre os locais que já receberam os equipamentos estão a Capela Santa Edwiges, a Paróquia Santa Rita de Cássia, a Igreja São João Paulo II e o Monumento aos Tropeiros. A instalação na Paróquia Nossa Senhora da Saúde está em fase final.
Nas igrejas, a iluminação foi planejada para evidenciar elementos que normalmente perdem visibilidade durante a noite, como fachadas, torres, detalhes ornamentais e características próprias de cada construção. Os sistemas permitem também mudanças de cores para acompanhar celebrações, festividades e datas específicas.
O projeto está relacionado às comemorações do centenário da Diocese de Ponta Grossa, celebrado em 2026. A proposta havia sido apresentada pela prefeita Elizabeth Schmidt durante as atividades alusivas aos 100 anos da Diocese, em maio.
Trecho da história da cidade
A relação com o patrimônio arquitetônico é um dos pontos centrais da proposta. Muitas das edificações contempladas fazem parte da paisagem urbana há décadas e estão ligadas à formação religiosa e cultural de diferentes comunidades de Ponta Grossa.
A lista inclui a Catedral Sant’Ana, Igreja São José, Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Paróquia Transfiguração de Nosso Senhor – Rito Ucraniano, Paróquia São Sebastião, Paróquia Santa Terezinha, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Imaculada Conceição, Paróquia Santa Rita de Cássia, Igreja São João Paulo II, Igreja dos Polacos – Paróquia Sant’Ana e Capela Santa Edwiges.
Para Elizabeth Schmidt, a iluminação cria uma nova forma de observar esses espaços e pode contribuir também para o turismo.
“Ponta Grossa tem uma história que também está registrada nas suas construções, nos seus monumentos e na arquitetura que acompanha gerações de ponta-grossenses. A iluminação cênica nos permite valorizar esse patrimônio e apresentar esses espaços de uma nova maneira, especialmente à noite. É um projeto que cuida da nossa memória, deixa a cidade mais bonita e cria novas possibilidades também para o turismo e para quem deseja conhecer Ponta Grossa”, afirma.
A proposta também prevê uma utilização que vai além da iluminação fixa. A possibilidade de alterar cores permite que os equipamentos sejam utilizados em determinadas celebrações e períodos do calendário, fazendo com que os prédios tenham diferentes composições visuais ao longo do ano.

Parte da modernização da iluminação pública
A iluminação cênica está sendo implantada paralelamente à modernização da rede de iluminação pública de Ponta Grossa. Em agosto, a cidade atingiu 90% de cobertura com luminárias LED, com aproximadamente 41,5 mil pontos modernizados.
A previsão de sistemas voltados a referências arquitetônicas e culturais já fazia parte da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública. Igrejas e o Monumento aos Tropeiros estavam entre os locais considerados no projeto.
*Com Assessoria
