Golpe pelo WhatsApp está frequente

Golpe pelo WhatsApp está frequente

Matheus de Lara

A nova modalidade de golpe usada por estelionatários para extorquir dinheiro das vítimas por meio do WhatsApp, vem se formalizando cada vez mais. Somente no ano de 2020, o país foi mais atingido por tentativas de roubo de dados pessoais ou financeiros. De acordo com levantamento por um laboratório de segurança digital, mais de cinco milhões de pessoas caíram em algum tipo de golpe pelo aplicativo no ano passado.

Em conversa com a reportagem do Página Um News, o delegado da 43º Delegacia Regional de Polícia de Castro, Lucas Mariano Mendes, disse que no município o crime praticado por meio do aplicativo teve um crescimento desde o início da pandemia, “todos os dias temos registros na delegacia”. Segundo o delegado, “os golpistas se passam por pessoas conhecidas das vítimas. Após clonar o celular, e em alguns casos eles tem acesso a lista de contatos, e assim posteriormente vão jogando a isca. Infelizmente um cai e acaba realizando um depósito na conta do estelionatário”.

O golpe acontece quando o indivíduo passa por atendente de operadora de telefonia, e pede o código enviado via SMS a vítima, tendo acesso se a pessoa confirmar o número. De acordo com Lucas, a clonagem do número acontece em três formas. “A primeira é de apossar do número da vítima. Muitas vezes, as pessoas embora já estejam sabendo que é necessário a utilização os dois fatores de verificação do aplicativo, muitos não utilizam essa proteção. Com isso, o golpista consegue ter acesso ao número da vítima. Já a segunda forma é através de um chip virgem, coloca-se e recupera o número da pessoa naquele celular, e como não existe a dupla verificação, o estelionatário consegue ter acesso aos contatos. E a terceira é o estelionato propriamente dito, que é pegar um número qualquer, colocar foto e nome de uma pessoa famosa, mantendo contato com as vítimas”, disse.

Identificação

Para o delegado é muito difícil identificar o golpista. “Eles utilizam contas virtuais, através de bancos. Se você tem acesso a um nome de uma pessoa, bem como documento de CPF, qualquer pessoa pode criar uma conta nesse bancos. Por isso é muito importante você preservar os seus dados na rede”, descreve.

Segurança

Além da medida simples de habilitar a verificação em duas etapas para evitar que o aplicativo seja clonado, ver se aquela pessoa realmente precisa e está solicitando do dinheiro é importante.

Outros golpes

Para a reportagem, o delegado Lucas descreveu que atualmente existe o golpe do motoboy, “onde se faz uma ligação para a casa da vítima, falando que houve um problema no cartão dela, e que é necessário que ela entregue o cartão com a senha para o motoboy, e com isso ele vai até a casa da vítima e a pessoa entrega. Isso não existe e o banco não faz isso de solicitação”, finaliza Lucas.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!