Prefeitura Municipal pretende criar o programa Feira Verde Piraí

Prefeitura Municipal pretende criar o programa Feira Verde Piraí

Da Assessoria

Piraí do Sul – Prefeitura Municipal pretende criar o programa ‘Feira Verde Piraí’. A proposta (anteprojeto de lei n. 028/2022) foi repassada à Câmara de Vereadores nesta semana.

O projeto consiste na realização de campanhas para incentivar a população a trocar o lixo reciclável (papel, papelão, vidro, metais, óleo vegetal usado, entre outros) por frutas, legumes, verduras e demais alimentos adquiridos pelo município, preferencialmente, através da agricultura familiar.

Para se beneficiar do programa, o cidadão levará o material reciclável ao ponto de troca, recebendo uma quantidade de produtos hortifrutigranjeiros, conforme critérios estabelecidos pela Secretaria de Agricultura. Os materiais coletados serão repassados às associações ou cooperativas de catadores de lixo.

O Executivo justifica que a proposta tem grande potencial e visa a preservação do meio ambiente, o combate à fome, o incentivo a alimentação de qualidade e o fomento das atividades dos produtores rurais e das instituições que trabalham com recicláveis.

“O programa vai se sustentar em três pilares principais: – o ambiental, pois haverá a diminuição do lixo lançado irregularmente na natureza, dando a correta destinação ou reaproveitamento; – o social, pois pessoas beneficiadas, principalmente as em situação de vulnerabilidade social, terão acesso a alimentação saudável; e o econômico, que incentivará a produção dos agricultores familiares e, noutro giro, aumentará o volume de materiais disponibilizados aos catadores de recicláveis”, diz o prefeito Henrique Carneiro no texto do projeto.

Recebido pelo plenário, o projeto de lei segue para o estudo e análise das comissões internas e departamento jurídico. O prazo de tramitação da matéria será de 45 dias.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!