Ex-prefeito de Ponta Grossa, Otto Santos da Cunha, recebe o Título de Cidadão Benemérito do Paraná

Ex-prefeito de Ponta Grossa, Otto Santos da Cunha, recebe o Título de Cidadão Benemérito do Paraná

Da Assessoria

O ex-prefeito de Ponta Grossa, Otto Santos da Cunha, é o mais novo Cidadão Benemérito do Paraná. A honraria foi entregue na noite desta segunda-feira (13) em uma sessão solene realizada de forma conjunta entre a Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara Municipal de Ponta Grossa, por solicitação do deputado Plauto Miró Guimarães (União). O título foi aprovado pelos deputados e deu origem à lei 21.032/2022.

A solenidade foi presidida pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), primeiro secretário da Assembleia, que destacou as ações realizadas por Otto Cunha à frente da prefeitura de Ponta Grossa, nos anos de 1983 e 1989 enfrentando as adversidades da economia. “Nosso sempre prefeito Otto Cunha é um dos grandes personagens da política paranaense. A história registra que fez uma gestão exemplar na Prefeitura de Ponta Grossa. Trilhou um caminho em direção ao bem comum e a favor do interesse público. Hoje, aos 85 anos, sabemos que Otto Cunha segue se dedicando à comunidade, como provedor da Santa Casa de Ponta Grossa. É uma bela história de vida, que inclui uma passagem importante pelo Congresso Nacional no início dos anos de 1990, e que precisa ser valorizada. É isso que estamos fazendo aqui hoje ao conceder o título de Cidadão Benemérito do Paraná. É um justo reconhecimento de deputadas e deputados estaduais aos serviços prestados ao nosso Estado como empresário, político e filantropo. Trago os votos de congratulações de toda a Assembleia Legislativa”.

O deputado Plauto, proponente da homenagem, falou da relação de amizade que tem com o ex-prefeito e com toda a família e também lembrou da difícil missão que ele teve ao assumir a prefeitura de Ponta Grossa. “Quero dizer do carinho que tenho com você e pela sua esposa e seus filhos. Acabei vivendo e cresci na família do Otto, com seus filhos, tenho um grande vinculo de amizade com eles. O Otto é uma pessoa do bem, sempre querido pelas pessoas da nossa cidade. Posso dizer que ele é um cidadão preocupado com as pessoas menos favorecidas”, disse. “Quando esteve à frente da Prefeitura de Ponta Grossa, a principal ação que ele fez foi recuperar a finanças do município que recebeu em uma situação muito delicada e incentivar a criação das Associações de Moradores”, completou.

Plauto falou ainda do Otto provedor da Santa Casa que com o seu carisma e conhecimento garantiu o acesso aos poderes superiores em busca de recursos para a instituição. “Foi, quando político, um grande relações pública. Fez amigos não só em Ponta Grossa, mas no Paraná e em Brasília. Era ele quem abria as portas do Poder Público para que a Santa Casa pudesse, através da sua diretoria, buscar investimentos para melhoria do serviço”, relatou. “Pela pessoa que você é, por tudo aquilo que foi realizado por você, enquanto cidadão e político, um grande defensor da Santa Casa. Isso fez com que eu apresentasse esse título que foi aprovado na Assembleia por unanimidade. Quero aqui dizer, a todos vocês, que estou feliz de poder estar aqui fazendo esse discurso em prol da sua pessoa. Uma pessoa que eu admiro e que hoje é Cidadão Benemérito do Paraná. Uma homenagem mais do que merecida”, concluiu.

O homenageado e mais novo Cidadão Benemérito do Paraná fez um relato do apoio que recebeu da família para se candidatar e das ações que realizou na cidade, em especial o incentivo para a criação das Associações de Moradores e também como provedor da Santa Casa. “Tenho muito a agradecer, à minha mãe pelo incentivo do primeiro momento, família, amigos, funcionários públicos que foram suporte indispensáveis, como também aos secretários municipais que me auxiliaram incomparavelmente para o crescimento de Ponta Grossa”, pontuou citando também os médicos, enfermeiros e profissionais da Santa Casa. “Obrigado deputado Planto pela sua propositura, que me deixou sensibilizado. Agradeço ao presidente da Assembleia, aqui representado pelo deputado Romanelli, e ao egrégio plenário pela honraria a mim concedida. Estou feliz e realizado, muito obrigado!”.

Também participaram da cerimônia a deputada estadual Mabel Canto (PSDB) e os vereadores Izaías Salustiano, Joce Canto e Paulo Balansin.

Biografia

Otto é ponta-grossense e tem 85 anos. Foi prefeito da cidade entre os anos de 1983 e 1988. Além de incentivar a formação das associações de bairro, criou o parque de exposições da cidade e deu ênfase aos setores econômicos da indústria, turismo e agropecuária criando secretarias específicas.

Em 1990 foi eleito deputado federal. Recebeu a Comenda do Pinheiro em 2017, uma das altas honrarias do Paraná, que é outorgada às pessoas que se destacam pelas atividades que exercem em prol do estado. Atualmente, Otto compõe o conselho de provedores da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!