Castro tem 185 candidatos a vereador e dois candidatos a prefeito

Castro tem 185 candidatos a vereador e dois candidatos a prefeito

Luana Dias

Castro terá 185 candidatos a vereador no pleito deste ano. Entre eles estão os treze atuais parlamentares da Câmara Municipal, que tentarão reeleição. Com a desistência de Diego de Matos Barbosa, o município terá apenas dois candidatos a prefeito, Moacyr Fadel (Patriota), que tem como candidato a vice, Alvaro Telles (PSL); e Marcelo Menarim (PSD), cujo candidato à vice é Ricardo Cardoso, também do PSD.

O prazo para o registro de candidaturas, para postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereadores terminou no último dia 27, e, até no dia 29 de setembro era o prazo para a Justiça Eleitoral divulgar o registro dos candidatos. Até na tarde de terça-feira (6), cinco dos 185 candidatos a vereador já tinham o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral, os demais, assim como os postulantes à prefeitura, ainda estavam aguardando julgamento.

Partidos e regras

Neste ano pela primeira vez, desde a reforma eleitoral de 2017, quando foi aprovada a mudança pelo Congresso Nacional, candidatos a vereador não poderão concorrer por meio de coligações. Postulantes à câmara municipal somente poderão participar do pleito dentro do partido do qual são filiados, em chapa única. São eleitos os que obtiverem número de votos igual ou superior a 10% do Quociente Eleitoral (QE), que é determinado pela divisão do número de votos válidos, pelo número de vagas a serem preenchidas.

Já nas eleições majoritárias, os candidatos a prefeito, que são eleitos pela maioria simples dos votos válidos, ainda podem contar com o apoio recebido a partir da união de diferentes partidos.

Entre os candidatos a vereador de Castro, os partidos que tem mais representantes nas eleições municipais deste ano são o PSC, o PP, o Patriota, o PODE e o PTC, com 20 candidatos filiados cada. Na sequência estão o PSD e PSB, com 18 candidatos cada. O DEM tem 16 representantes, o MDB tem 15, PROS tem 12, e, com o menor número de candidatos em Castro aparece o PT, com seis candidatos.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!