15 de novembro, uma data histórica para todo o país

15 de novembro, uma data histórica para todo o país

Cleucimara Santiago

Em 15 de novembro de 1889, o marechal Manuel Deodoro da Fonseca liderando um grupo de militares do exército brasileiro, dirigiu-se até a Praça da Aclamação (atual Praça da República), no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, e proclamou “Viva a República! ”, destituindo a monarquia, e o imperador Pedro II. No mesmo dia, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi solenemente proclamada a República.

O centenário e as eleições diretas

Cem anos depois, um novo capítulo da história do Brasil, após muitas lutas, mais de duas décadas de ditadura, e desde de 1960 sem poder escolher o presidente do país, em uma quarta-feira, 15 de novembro de 1989, data que marcava o centésimo aniversário da proclamação da República, os brasileiros acima de 16 anos de idade, voltaram as urnas para em eleições diretas, escolher entre 22 candidatos, o futuro presidente da República. Um segundo turno em 17 de dezembro de 1989, entre os dois candidatos mais votados: Collor e Lula, definiu Collor como presidente do Brasil.

Eleições de 2020

Em 2020, o mundo foi surpreendido com uma pandemia e precisou se reinventar, muitas coisas precisaram ser adequadas, entre elas, as eleições municipais em todo o país.

Muito foi discutido, medidas precisaram ser adotadas e uma forma de realizar as eleições ainda este ano foi definida. A data prevista para 4 de outubro, precisou ser alterada, cuidados com a saúde e uma forma de evitar a proliferação do novo coronavírus, precisaram ser estudadas. 

Um consenso da maioria do senado definiu a nova data do primeiro turno para 15 de novembro de 2020, além de ser um domingo, é uma data histórica para a nação brasileira.  95 cidades do país com mais de 200 mil eleitores, poderão ter segundo turno, duas semanas depois, em 29 de novembro.

Com novas regras e cuidados, e em um ano que o número de abstenções deverá ser recorde, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 147.918.483 brasileiros estão aptos a votar e vão as urnas em todo país, neste domingo (15) para escolher entre 19.346 candidatos que disputam o comando de 5.568 prefeituras. Já para vereador, 558.550 pessoas sonham com uma vaga nos legislativos municipais.  A diplomação dos candidatos eleitos ocorrerá em todo o país até o dia 18 de dezembro. A data da posse dos eleitos também permanece inalterada. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro de 2021.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!