Prefeitos da região comentam participação na Expo Dubai

Prefeitos da região comentam participação na Expo Dubai

*Luana Dias

A reportagem do Página Um News conversou nesta quarta-feira (29) com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, e com o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro. Ambos falaram sobre a expectativa para a participação na missão Paraná Business Experience 2021, que levará representantes do Estado à exposição internacional Expo Dubai. Os gestores também falaram sobre a importância da participação e de benefícios que a representatividade em eventos deste porte podem trazer para o Paraná.

Juntamente com a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o prefeito de Castro, Moacyr Fadel, e a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, eles irão representar a região no evento que vai acontecer em outubro, nos Emirados Árabes Unidos.

Elisangela comentou que a Expo Dubai é uma das maiores feiras de exposições, e representa a oportunidade de atrair investimentos de todo o mundo para o Estado. “A convite do governador Ratinho Junior, nossa comitiva de prefeitos não quer garantir apenas que venham novos investidores, mas que esses investimentos sejam nas cidades de médio e pequeno porte. As cidades da região estão preparadas. Em Carambeí, por exemplo, nós criamos o Programa de Retomada da Industrialização, com incentivos fiscais para atração de novas indústrias o que não ocorreu por anos na cidade. O município já tem multinacionais que comercializam produtos com os países Árabes, como a BRF”, destacou a prefeita.

A chefe do Executivo de Carambeí também contou à reportagem que durante encontro com executivos da empresa (BRF), realizado na semana passada, foi convidada para visitar a sede, que fica na cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. A empresa, conforme explicou ela, pretende dobrar a produção na unidade fabril de Carambeí.

Referindo a oportunidade que a participação na exposição irá gerar, Elisangela destacou ainda os investimentos feitos em cidades de grande porte, ao longo dos últimos anos, e afirmou acreditar que a aplicação desses valores esteja relacionada a falta de oportunidade de as cidades de pequeno e médio porte apresentarem seus potenciais. “O governador Ratinho Junior, como uma demanda da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), compreendeu os esforços dos prefeitos e está nos dando a oportunidade de mostrar a potencialidade de atrair investidores para os nossos municípios”, frisou. A prefeita destacou também que todas as despesas que serão geradas durante a viagem, serão pagas por ela mesma, sem gerar ônus para os cofres da prefeitura.

Já o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, contou à reportagem que todos os prefeitos foram convidados, através do Paraná Invest, a participar da exposição. Conforme destacou ele, o evento é sinônimo de oportunidade para todo o país, que por meio do Paraná, em destaque na exposição, poderá apresentar todo potencial econômico e produtivo. O gestor lembrou ainda que algumas empresas e cooperativas da região, ligadas ao Agronegócio, também estarão no evento. “A intenção é participar das rodadas de negócios para buscar investimentos e parcerias. Trata-se de uma missão técnica e econômica muito importante para a nossa região”, destacou o Henrique.

O prefeito também explicou que despesas geradas na viagem serão pagas por ele mesmo. “Irei custear todas as despesas com as minhas passagens, para não envolver recursos públicos. Eu, a Elisangela e o Moacyr [Castro] estamos pagando nossas despesas porque preferimos assim”, ressaltou.

Paraná em destaque

A Expo Dubai é uma exposição internacional que reúne mais de 190 países, ao longo de 181 dias de evento, entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. Para esta edição são esperadas cerca de 25 milhões de visitantes e o evento terá como tema a frase “Conectando Mentes, Criando o Futuro”.

Os países participam com pavilhões que representam suas nações. O Pavilhão do Brasil, que integra a área da sustentabilidade, terá 4.380 metros quadrados, e o Paraná será o primeiro estado a assumir o espaço brasileiro na feira, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento tecnológico dos países e discutir as perspectivas do futuro da sociedade. Desta forma, entre os dias 10 e 16 de outubro o Estado deverá ser o centro das atenções, sendo o protagonista do Pavilhão do Brasil, com uma exposição que irá apresentar o Paraná aos visitantes, destacando seu potencial agroindustrial e de geração de energia, roteiros turísticos e parcerias em diversas áreas da gestão pública.

A comitiva que irá representar o Estado no evento na missão técnica-comercial Paraná Business Experience 2021 é composta por representantes do governo do Estado, de municípios e de empresas paranaenses. O grupo deverá participar, entre outras atividades, das rodadas de negócios, que têm como objetivo principal a atração de novos investimentos. Tais rodadas de negócios serão realizadas nos dias 11 e 12 de outubro e contarão com a participação de potenciais interessados, como fundos de investimentos, empresas internacionais e traders.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!