DER/PR homologa licitação da pavimentação de Doutor Ulysses

DER/PR homologa licitação da pavimentação de Doutor Ulysses

AEN

O Governo do Estado vai executar mais uma obra emblemática. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a homologação do resultado da licitação para pavimentar 11,95 quilômetros da PR-092 em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira.

O Consórcio Vale do Ribeira, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda, Asphalt Pavimentação Asfáltica Ltda. e Vitis Engenharia Ltda. será o executor dos serviços, em um investimento de R$ 56,919 milhões.

Com essa publicação, em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, têm início os trâmites internos para formalização do contrato, que será seguido pela emissão de ordem de serviço, determinando a data de começo da obra.

A licitação foi realizada na modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada (CI), que inclui a elaboração de projeto básico, projeto executivo de engenharia e a execução da obra. Com isso, os primeiros 180 dias serão dedicados aos projetos, com outros 540 dias seguintes para a obra em si.

O edital prevê a pavimentação de uma pista com 7 metros de largura, sendo uma faixa de 3,5 metros em cada sentido da via, e acostamentos de 1,5 metro em cada lado.

Será implantado pavimento semirrígido, que consiste em uma camada de reforço do subleito, camadas de base e sub-base em solo cimento (combinação de solo da região com cimento), uma camada dupla de ligante asfáltico, e uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) de revestimento.

Além de sinalização horizontal e vertical ao longo do trecho pavimentado, também serão instaladas defensas metálicas em todos os pontos mais sinuosos para garantir maior segurança aos usuários.

Para lidar com as constantes chuvas da região e também com as águas fluviais, estão previstos dispositivos de drenagem como sarjetas de concreto, descidas d’água, drenos, bueiros e também uma galeria celular.

Estão planejados, ainda, serviços complementares, como implantação de novos abrigos para parada de ônibus e enleivamento (plantio de vegetação) nas áreas próximas à rodovia, entre outros. A elaboração do projeto confirmará estas soluções ou definir outras para melhor atender o trecho.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!