Projeto ambiental da Caritas é apresentado a catequistas de Castro

Projeto ambiental da Caritas é apresentado a catequistas de Castro

Da Assessoria

A segunda oficina para catequistas do Projeto Educação Ambiental atuando para Preservar a Casa Comum, da Caritas Diocesana, aconteceu no sábado (25), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Castro. O encontro reuniu 25 catequistas do Quarto Tempo e foi conduzido pelo diácono Alcedir Monteiro Godoy, vice-presidente da Caritas, pela assistente social voluntária, Bruna Suelen Camargo, e pela marista, catequista e professora Rita Lopes, responsável por detalhar a encíclica Laudato si’, do Papa Francisco. Em abril, vai se iniciar a etapa dois do projeto: oficina sobre Educação Ambiental, que será levada a cada uma das seis paróquias participantes do projeto.

A professora Rita refletiu com as catequistas sobre o documento do Papa, publicado em maio de 2015, que trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, abordando também a relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. O foco do projeto é a conscientização sobre a necessidade de se preservar e respeitar a natureza, especialmente junto às crianças, usando a educação ambiental e reciclagem como estratégias para combater o risco de alagamentos em diferentes pontos de Ponta Grossa e de Castro. Os participantes foram provocados para um debate e motivados a apresentar soluções para desmatamento, falta de água, queimadas, entre outros questionamentos.

“Foi muito bom. Fomos bem acolhidos. Eu abri a oficina; padre Valdenício (Antônio da Silva), o pároco, fez a oração inicial. Foi passada a palavra para a Bruna, que comentou sobre o projeto, que surgiu depois de uma conversa com a Defesa Civil, que nos apontou os locais mais atingidos por alagamentos e a forma de ajudar essas regiões, e, ouvido a professora Rita a respeito da Laudato si’”, comentou o diácono Godoy. O projeto da Caritas ligado a área de atuação voltada ao Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências (Magre), uma das 12 linhas de ação do organismo católico. No calendário do projeto estão previstas oficinas ainda nos dias 15 e 29 de abril, às 14 horas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Grossa. São sempre duas oficinas com catequistas e uma terceira com catequizandos do Quarto Tempo.

Edital

Está aberto até sábado (2) o edital da Cáritas Diocesana de Ponta Grossa para selecionar colaboradores voluntários. Os selecionados atuarão na área de Sustentabilidade, Segurança Alimentar e Nutricional e Migração. O programa de voluntariado não visa somente uma atuação direta, mas tem por objetivo promover ao colaborador/a conhecimento técnico da área social, formação conceitual de solidariedade e motivação. Os selecionados estarão em contato com todos os setores de atuação institucional. No processo de formação, tanto prático como teórico, sempre serão observadas as aptidões profissionais/voluntárias para que, nas funções exercidas, o voluntário possa melhor se adaptar diante dos propósitos institucionais.

As vagas podem ser preenchidas por residentes de toda a Diocese: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Irati, Tibagi, Telêmaco Borba, Ventania, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Ipiranga, Ivaí, Guamiranga, Imbituva, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares. A carga horária e turno dependem da demanda, podendo variar de quatro a 24 horas semanais. O contrato é por tempo indeterminado até que o voluntário solicite desligamento ou se omita das atividades por 30 dias seguidos. O local de trabalho é a sede da Caritas, localizada na rua Padre Cesar de Buss, 335, na Vila Liane, em Ponta Grossa.

Os interessados devem enviar um e-mail para [email protected], indicando a vaga pretendida, uma breve apresentação pessoal no corpo do e-mail, com o nome completo, cidade, interesse pela vaga e disponibilidade e anexar Currículo em formato PDF. O prazo final para o envio do e-mail é até às 23h59 do dia 2 de abril. Mais informações pelas redes sociais da Caritas: www.facebook.com/caritasdiocesanadepontagrossa e @CaritasPontaGrossa

Fotos: Renato de Oliveira

A assistente social da Caritas, Bruna Camargo
Foram cerca de 25 catequistas da Nossa Senhora do Rosário
As catequistas foram motivadas a refletir a respeito de alguns questionamentos
Professora Rita conduziu a reflexão

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!