Lions Clube de Castro chega aos seus 65 anos

Lions Clube de Castro chega aos seus 65 anos

Luana Dias

Na quarta-feira (16) o Lions Clube de Castro completa 65 anos de existência e de serviços prestados no município. Ao relembrar a data em que tudo começou, a atual presidente, Rosa Maria Ribeiro, conta sobre os propósitos que motivaram o início das atividades. “Em 16 de junho de 1956, um dia de sábado, provavelmente frio em Castro, um grupo de homens se reuniu com a intenção de servir ao próximo. O presidente era Sérgio Coube Bogado e o vice, Lauro Grein Filho. Dos fundadores, hoje já falecidos, destacamos Jomar Vieira, Nazem Fadel e Sidney Iucksch”, ressaltou.

Ao longo desses 65 anos na cidade, o Lions muito contribuiu com Castro, através de diversas ações e projetos, e se destacou em campanhas, como a do Leite, iniciada no ano 1961, e que consistia na contribuição mensal de integrantes do Clube e pessoas da comunidade, para a compra do alimento e distribuição aos necessitados. “Havia até um caderno de anotações com as contribuições. O presidente Jahyr Lopes e tesoureiro Flávio Prestes comandavam a arrecadação. A menina Estela Lopes, filha de Jahyr e seu irmão Álvaro, realizavam as coletas do dinheiro”, destaca Rosa.

Também foi o Lions o responsável pela construção do Pavilhão Masculino do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo de Castro. A inauguração ocorreu em 1981, no dia em que o Clube completou seus 50 anos, na época sob a presidência de Mozart Nunes Aragão.

No ano de 1985 o Clube chamou atenção da mídia, ao realizar uma passeata para a retificação da ‘Curva da Morte’. Na época integrantes fecharam as pistas da rodovia que liga Castro a Pirai do Sul, na altura da curva que dá acesso a Castro, deitando na rua e colocando madeiras para impedir a circulação de veículos. A ação contou com o apoio da Maçonaria e do Rotary Club. O movimento foi iniciativa de Dionísio Bertolini, membro do Clube, e do então presidente Luiz Sid Kremer. “Foi a primeira rodovia fechada no Brasil para reivindicar um erro de engenharia”, destacou Sid Kremer.

No ano de 2000 o então presidente, Paulo Bertolini construiu a praça Melvin Jones, na sede do Clube, onde hoje é a Igreja Maranata. De 2003 a 2010 o Lions se destacou por realizar, com o apoio do Lions Internacional, o Projeto Catarata, por meio do qual foram realizadas 700 cirurgias (de catarata) gratuitas na região dos Campos Gerais, assim como em outros municípios do Paraná. O Projeto foi idealizado pela atual presidente do Clube, Rosa Ribeiro.

Conquistas e transformações

Até no ano de 1987 mulheres não faziam parte da diretoria dos Clubes, e, não podiam votar nas assembleias, nem tomar decisões importantes. “Elas ficavam nos bastidores, influenciando seus maridos”, explica Rosa Ribeiro.

Diante da realidade vivida à época um jantar só para mulheres era ato de ousadia, e Mariângela Ciappina, esposa do ex-presidente Carlo Antonio Ciappina, ex-diretora do pré-escolar Nossa Escolinha, e descrita por membros como ‘mulher avançada da sua época’, assumiu essa missão. Em 1981 ela decidiu organizar o jantar só para mulheres. Naquela época só os maridos se reuniam a cada 15 dias na sede do Clube. A ideia da Mariângela não repercutiu bem entre os homens, eles teriam que ficar em casa cuidando dos filhos. “E as mulheres podiam sair de casa à noite?”, questionou-se no período. “A notícia caiu como uma bomba na cidade, mas o jantar foi realizado com sucesso na sede do Clube, por Tereza Paschoal”, ressalta a presidente.

Essas e muitas outras histórias, que fazem parte da história do Clube, serão contadas em um livro, que está sendo escrito pela professora Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, pela oftalmologista Rosa Ribeiro e pela ortopedista Rejane Peconick. Também farão parte do livro as diretorias e seus feitos principais.

Já sob outras regras em vigência, no ano de 1998, o Lions de Castro elegeu a primeira mulher como presidente – Silvia Regina Napoli. Neste ano também teve início o evento denominado ‘Dia de Castro’, idealizado por Píer Langendyk, para se repetir por 10 anos, com o intuito de valorizar a cidade. O evento acabou sendo realizado por 17 anos consecutivos e a iniciativa foi responsável por trazer a Castro vários eventos culturais e homenagens a castrenses que se destacavam fora da cidade, através do reconhecimento ‘Castrense que Brilha’.

Segundo Rosa Ribeiro, o Clube se destacou muito na gestão de Valter e Albino Schultz, este último foi governador do Distrito LD-1, ao qual o Clube pertence. Em 1999 também foi governador do Distrito LD-1 o ex-presidente Gil Bueno de Magalhães.

O Lions Clube de Castro também conquistou vários prêmios, a exemplo, por meio do Boletim Leão do Iapó, que publicado pelo farmacêutico Jose Almeida Fonseca, chegou a ser reconhecido como o melhor do Brasil.

O boletim foi criado por Jomar da Cruz Vieira de Souza, no ano de 1964, e em 1977 foi entregue a Fonseca, através da presidência da Comissão de Publicidade e responsabilidade pela edição do material. “Graças ao trabalho e ajuda dos membros da comissão composta pelo Jomar, Odilon e colaboração das domadoras Ana Lucia, Rosina e Ida [RAI], conquistamos três vezes seguidas os concursos patrocinados pela governadoria do Distrito, por três vezes seguidas também, ganhamos os concursos patrocinados pela Revista The Lions, como um dos 25 melhores boletins editados no Brasil, e, finalmente recebemos prêmio de melhor boletim do Brasil, ao concorrer entre 72 boletins editados em território brasileiro”, explica o editor.

Em 1977 também foi criado o Leo Clube de Castro, braço jovem do Lions, que congregava adolescentes, filhos dos leões. Seu primeiro presidente foi Marcos Telles.

Atual sede e nova diretoria

O ano leonistico é contado de julho de um ano a junho do outro, quando normalmente ocorre a posse da nova diretoria. A posse da próxima gestão já tem data marcada, deve ocorrer no dia 16 de julho, e quem assumirá a presidência será Luiz Carlos Kremer, e, a vice-presidência, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira.

Hoje a sede do Lions Clube de Castro encontra-se no Edifício Executive Center, no centro da cidade.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!