Joana Torres e Nicolau Hampf serão colégios cívico-militares

Joana Torres e Nicolau Hampf serão colégios cívico-militares

Luana Dias

Após conclusão da consulta pública ficou definida a migração dos Colégios Estaduais Professora Joana Torres Pereira e Professor Nicolau Hampf, ambos de Castro, para o modelo cívico-militar. A implantação do novo modelo deve ocorrer em fevereiro de 2021, com o início do calendário escolar. Sobre o assunto, a reportagem conversou com o diretor do Colégio Nicolau, professor Marcos Cesar Carneiro. Ele explicou que os alunos que estão ou que serão matriculados na unidade para o próximo ano letivo, já irão estudar em um colégio cívico-militar.
O professor também se mostrou entusiasmado com a aprovação da mudança, e afirmou que vê na medida, esperança de melhorias que devem beneficiar os estudantes. “Tenho esperança de que com essa mudança, melhore muito para os alunos, o colégio estava carente em quesitos como a falta de mais funcionários e em algumas disciplinas”, ressalta.
As escolas para as quais foi aprovada a migração, contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, e no Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira. Alunos passarão a ter seis aulas diárias, e não mais cinco, como ocorre nas demais unidades.
Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares. O diretor-geral e o diretor auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá, também, de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola e números de alunos. “No caso do Colégio Nicolau acredito que serão dois monitores, mas, seriam mais pelos menos três funcionários para ajudar”, destaca o professor. Também fará parte da rotina nas escolas cívico-militares o uso de uniforme, por todos os alunos.
O diretor também explicou à reportagem que não haverá seleção de estudantes. Segundo ele, todos os alunos que residem na região de abrangência do colégio deverão estudar na unidade, como ocorre tradicionalmente com escolas públicas. Atualmente, o Colégio Professor Nicolau Hampf tem 362 alunos matriculados. A escola tem turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro do Ensino Médio.

*Com Informações da Agência de Notícias

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!