Grupos de jovens mantêm devoção ao beato santo

Grupos de jovens mantêm devoção ao beato santo

Da Assessoria

 O Vaticano divulgou no último dia 23 que o jovem beato Carlo Acutis será canonizado. O Papa Francisco aceitou o segundo milagre atribuído à intercessão do jovem, condição que o tornará santo da Igreja Católica. Fiéis celebraram a notícia com alegria e entusiasmo. Na Diocese de Ponta Grossa, dois grupos de jovens têm o beato como patrono. Na Paróquia São Sebastião, em Ponta Grossa, e na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Castro.

     Ketlyn Cristina Antunes Machado, que é devota e coordenadora do grupo da São Sebastião, conta que a história começou com a sua devoção ao jovem e o momento da beatificação. A jovem conseguiu uma relíquia de terceiro grau do beato e se aproximou da sua história. Na comunidade, os jovens estavam em busca de uma inspiração para um patrono e Ketlyn encontrou sua resposta quando leu sobre o milagre que elevou Acutis a beato.

      Ao saber que o milagre aconteceu no Brasil, na Capela Nossa Senhora Aparecida, da também Paróquia São Sebastião, de Mato Grosso do Sul, a jovem atribuiu a coincidência das paróquias à sua busca. “Quando li aquilo, eu falei: ‘Nossa, então é a confirmação!’ A partir daquele momento a gente começou. Fez um retiro do Crisma para divulgar a nova pastoral e o Carlo Acutis. A partir de então ele é o nosso patrono”, detalha

     A caminhada como grupo tem sido bonita e cheia de possibilidades, segundo Ketlyn. “Está previsto um retiro e outras iniciativas como missa jovem e momentos de oração. A gente pensa em fazer mais coisas com os jovens, fazer uma missa dedicada, uma missa jovem que a gente já conversou com o padre, que seja em um horário diferenciado, realmente em busca dos jovens, para que eles venham participar na igreja”, afirma.

     Em Castro, o grupo completou um ano recentemente. “O grupo iniciou-se em 27 de maio de 2023, em um encontro com os jovens e adolescentes da paróquia (Perpétuo Socorro) e das comunidades. Desde então tivemos diversos encontros e, após alguns meses, pedimos para que os jovens nos ajudassem a encontrar um nome para nosso grupo. Acreditamos que com o encantamento pela história de vida de Carlo Acutis, a ideia veio e não houve discordância que esse deveria ser o nome, Grupo de Jovens Carlo Acutis, carinhosamente chamado de JCA”, relata Priscila Souza Donato, que atua na coordenação.

     “E agora, justamente no mês que comemoramos um ano de grupo, com grande alegria recebemos essa notícia, de que Carlo Acutis será canonizado, nos fazendo celebrar ainda mais esse ano que passou, onde esperamos que pela intercessão do futuro São Carlo Acutis, venham muitos anos de grupo”, celebra João Alexandre Ostapoviski, também da coordenação.

     O jovem beato é considerado o apóstolo, ou, padroeiro da Internet. E nas redes sociais a comemoração não poderia ser diferente, muitas reações e compartilhamentos. Na página do Setor Juventude, a publicação alcançou 6 mil contas, mais de 270 reações e dezenas de compartilhamentos, celebrando a informação.  Além de diversos outros posts em páginas católicas e juvenis.

     O assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Kleber Pacheco, enfatiza a alegria de receber a notícia da canonização de Carlo Acutis. “Um jovem que me chama a atenção por viver a santidade na normalidade da vida. Foi um jovem que tinha um coração aberto a todos, muito semelhante ao coração de Cristo. É isso que Deus nos pede. Acutis motiva os jovens a viver isso. A santidade na faculdade, na festa, na rua, na praça. Imitar o jeito de Cristo na sua vida cotidiana é o que leva à santidade. Ao vermos história de outros santos, vemos acontecimentos grandiosos, até sobrenaturais, e com Acutis é diferente. Isso é interessantíssimo. Ser santo na normalidade da vida. Nessa simplicidade se encontra o extraordinário e sobrenatural. Conseguir viver em um mundo hiper conectado, com tantos caminhos, se manter fiel, seguindo as pegadas de Cristo. Louvado seja Deus e que o beato e futuro santo Carlo Acutis continue intercedendo por nós e toda a juventude”, pediu o sacerdote.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!