Granjeiro é multado por poluir o rio Iapó

Granjeiro é multado por poluir o rio Iapó

Cleucimara Santiago

Após o jornal Página Um News divulgar derramamento irregular de excrementos de porcos no Rio Iapó, região da Castrolanda, em Castro, o proprietário da granja Boa Vista recebeu duas autuações do IAT (Instituto Agua e Terra). A primeira multa no valor de dez mil reais foi por lançamento irregular de resíduo em corpo hídrico e a segunda, de mesmo valor, por falta de licença de operação do órgão ambiental competente. Além disso, a fiscalização embargou a atividade de produção até serem adequadas e legalizadas as atividades da empresa.
Os técnicos do IAT de Ponta Grossa constataram, ainda, vazamento por transbordo da lagoa causado por falta de esgotamento no prazo, e o tamanho da lagoa que é incompatível ao número de animais existentes na propriedade.

O Página Um News recebeu fotos e vídeos no início da semana passada com denúncias de moradores que costumam pescar na região, preocupados com os peixes e a qualidade da água do Rio Iapó que estaria comprometida. O material recebido mostrou a água completamente escura e com dejetos provenientes de granja de porcos que passam por diques e represas do local, indo parar diretamente nas águas do rio, além de causar forte cheiro de esterco. A reportagem entrou em contato com o IAT, órgão responsável pela fiscalização, o qual encaminhou técnicos ao local.

Segundo o Artigo 54 da Lei nº 9.605. de 12 de fevereiro de 1998, que se refere a poluição e outros crimes ambientais, além da multa, o infrator está sujeito a pena de reclusão, de um a quatro anos. Essa pena pode subir para de um a cinco anos, se ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos.

Leia mais em
https://p1news.com.br/local/iap-diz-que-ira-investigar-excrementos-de-granjas-despejados-no-rio-iapo/

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!