‘Fraternidade e Fome’ é o tema da Campanha da Fraternidade 2023

‘Fraternidade e Fome’ é o tema da Campanha da Fraternidade 2023

Matheus de Lara

A Campanha da Fraternidade 2023 foi lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira (22). Neste ano o tema ‘Fraternidade e Fome’ trouxe o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, que se refere ao trecho do livro bíblico Mt 14,16. A coordenadora da equipe diocesana da Campanha da Fraternidade, Márcia Simões, explicou que a campanha convida as pessoas para viver em espírito de conversão pessoal, comunitária e social.

A Campanha da Fraternidade 2023 está sendo articulada pela Igreja no Brasil, como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome. “O lema segue uma ordem de Jesus aos seus discípulos, afinal, ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. A campanha busca incentivar as comunidades a assumirem suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus”, detalha Márcia. Conforme descreve a coordenadora, as ações vão desde o incentivo a distribuição de alimentos, que já ocorre em muitas paróquia da diocese, ações articuladas com a Cáritas Diocesana e o poder público para dar oportunidade as famílias.

O pároco da Igreja Matriz Sant’Ana, padre Sandro José Brandt, disse que o tema tem sua importância diante do quadro de insegurança alimentar, no qual uma boa parte da população está sofrendo. “Só no Paraná quase 6 milhões de pessoas estão dentro de um quadro de insegurança alimentar, seja ele leve, quando a pessoa não tem uma alimentação continua; média, quando a pessoa durante o seu dia a dia salta uma das refeições ou não tem condições de manter todas as refeições, e o estágio grave, quando aquela pessoa que não tem condições de se alimentar, passa 24 horas sem colocar uma comida na boca”.

O padre também destaca que a importância da campanha desse ano é evidenciar, novamente, o assunto da fome, sendo a terceira vez que a conferência busca o tema ligado ao assunto. “É importante tratar e abordar esses assuntos, são situações que vemos todos os dias e que nos últimos tempos tem se agravado com a marginalidade e a exclusão social. Então, há uma importância e reflexão sobre o assunto, mas também ações concretas”. Sandro diz que o objetivo da campanha é despertar a solidariedade das pessoas, ou seja, conscientizar a sociedade para que possa fazer algo de combate a fome, que não seja somente em épocas de campanha.

Na paróquia Sant’Ana, o padre destaca que está sendo realizada algumas ações. “Estamos fazendo coleta de alimentos, recadastramento das famílias que estavam sendo ajudadas pela paróquia, ajuda solidária, com relação aos alimentos doados as famílias. Há também um direcionamento dos trabalhos daqui da sociedade, em relação as pessoas que aqui em Castro vivem nesta situação de insegurança alimentar, e assim queremos disponibilizar e direcionar as nossas forças e também nossas ações dentro da paróquia, para que os recursos que são arrecadados a partir da campanha sejam direcionados de maneira correta, auxiliando aqueles que realmente precisam”, conclui o padre.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!