Festival de fanfarras atraiu escolas de Castro e região

Festival de fanfarras atraiu escolas de Castro e região

Da Redação

O som das melodias dos instrumentos musicais encantou Castro, com a realização do 5º Festival das Fanfarras Marcos Simão, realizado no sábado (26). Neste ano, dez fanfarras se apresentaram.

Inicialmente o evento foi marcado para o Estádio Luno Nunes, popular Caramuru, mas, com o frio, acabou sendo transferido para o Ginásio Padre Pagnacco, mas nada que ofuscasse o brilho das apresentações.

Das participantes de Castro, marcaram presença as fanfarras das escolas Fabiana Pimentel (Socavão), a primeira a se apresentar; na sequência a da Escola Evangélica (Castrolanda), seguida da Banda de Percussão Sinfônica Instituto de Educação, Escola Municipal Vicente Machado, CAIC, Escola Professor Bernardo Litzinger, Escola Dalila Aires, Clube de Desbravadores Tropeiros da Igreja Adventista, Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Instituto de Educação e, encerrando o festival, a tradicional fanfarra do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello.

Instituto de Educação de Ponta Grossa foi a única de outro município a participar do evento, inclusive, todos as participantes foram agraciadas com troféus. Uma das colaboradoras do evento, Estephany Machado, descreveu o evento. “Além de tradição, as bandas e  fanfarras  são instrumentos de relevante importância para a vida escolar e para as corporações, ao mostrar disciplina e responsabilidade, como também de iniciação à profissionalização musical e formação cultural”, explica Estephany. Para ela, também fomenta o desenvolvimento da música. “Explorar o potencial educativo da música e oferecer espaço para a demonstração da cultura popular, além de fomentar o desenvolvimento da música nos diversos seguimentos”, acrescentou a colaboradora.

O intuito do festival foi de valorizar o trabalho realizado pelas escolas. Mesmo se tratando de evento cultural, mas por ter jovens, a organização ficou por conta da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SMEJ) e não da pasta da Cultura.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!