Da Assessoria*
A Colônia Terra Nova, em Castro, comemorou, em 2023, 90 anos de sua fundação. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi, ao lado do padre Cristiano Rodrigues, celebrou missa em ação de graças, na Capela Santa Teresinha, no domingo (9), às 10h30. A comunidade está dentro do território da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Padre Cristiano é o pároco.
Depois da celebração, Dom Sergio entregou presentes em nome da colônia a alguns imigrantes alemães, responsáveis pela criação da vila. Segundo Alexandre Hubert, um dos organizadores dos festejos, mais de mil visitantes prestigiaram a exposição histórica montada no Clube 25 de Julho e na escola que contou, em fotos e objetos, o início da colônia. Puderam ver também uma réplica do rancho que os imigrantes recebiam ao chegar da Alemanha, conhecer a história da produção do vinho, da construção da belíssima igreja, da viagem de navio e as malas de bagagem, documentos históricos, instrumentos musicais.
A festa teve almoço típico no domingo e várias barraquinhas com Waffel, Apfelstrudel, Spekulatius, Stollen, bolos e tortas, Zwiebelkuchen – tradicional bolo de cebola – Bratwurst com receita original, Eisbein e Currywurst.
*Com Redação / Fotos: Alexandre Hubert



