Atendimento do Senai ocorre agora nas Unidades Móveis em Castro

Atendimento do Senai ocorre agora nas Unidades Móveis em Castro

Luana Dias

Atualmente os serviços de educação profissional prestados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Castro, ocorrem por meio das Unidades Móveis, que têm mobilidade e flexibilidade para atender nas áreas de: automação industrial, manutenção automotiva, confecção, tecnologia da informação, segurança do trabalho, manutenção mecânica, soldagem, refrigeração, panificação e confeitaria, usinagem CNC e manutenção de motocicletas. O município não possui mais a estrutura física para os atendimentos.

“Além de as Unidades Móveis terem toda a estrutura de sala de aula acoplada a laboratórios modernos e atualizados para cada tipo de formação, permitem diversas formações profissionais, em diferentes momentos, de acordo com a demanda do município”, afirma Robson Gravena, gerente das unidades de Ponta Grossa e Castro. “Esta estratégia viabiliza uma formação mais diversificada, com menor custo e maior abrangência, garantindo não somente o crescimento das indústrias locais como a empregabilidade dos formandos”, completa.

Em Castro, o ‘Senai no Paraná’ está presente com as Unidades Móveis, em parceria com a prefeitura desde 2018, e até no ano de 2019 formou 53 turmas nos cursos de costura industrial, informática, corte e costura, panificação, mecânica automotiva, refrigeração industrial, NRs, solda, construção civil, rotinas administrativas, noções de mecânica, confecção, mecânica de motos, ar-condicionado, hidráulica básica, sistemas robóticos, elétrica veicular, entre outros. Para outubro deste ano, haverá a oferta de curso para formação de soldadores, também em parceria com a Prefeitura.

Também no município, o ‘Senai no Paraná’ oferta formação gratuita de jovens aprendizes e o atendimento por demandas customizadas das indústrias, formando colaboradores em diferentes áreas. Assim, está presente por meio da oferta dos programas legais de Saúde e Segurança do Trabalho, o que auxilia as empresas no cumprimento das Normas Regulamentadoras e outras legislações pertinentes. Atualmente o ‘Sesi no Paraná’ atende cerca de dois mil trabalhadores de 35 empresas de Castro. Segundo o a entidade, para melhorar e aumentar a capacidade de atendimento, em julho deste ano os procedimentos de saúde ocupacional desses trabalhadores passaram ser realizados em um espaço mais amplo e melhor localizado, na Avenida Presidente Kenedy, região central de Castro.

Educação profissional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi fundado no Paraná em 1943, com o objetivo de promover educação profissional. Passadas tantas décadas, o Senai no Paraná está presente em todos os níveis da educação: da iniciação profissional à pós-graduação, atendendo às necessidades específicas dos trabalhadores e das empresas em diversos segmentos industriais. Ainda por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e dos Centros de Educação Profissional, assessora empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras, disponibilizando transferência de tecnologia, pesquisa aplicada e laboratórios.

*Com assessoria

*Foto: Gelson Bampi

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!