Luana Dias
Atualmente os serviços de educação profissional prestados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Castro, ocorrem por meio das Unidades Móveis, que têm mobilidade e flexibilidade para atender nas áreas de: automação industrial, manutenção automotiva, confecção, tecnologia da informação, segurança do trabalho, manutenção mecânica, soldagem, refrigeração, panificação e confeitaria, usinagem CNC e manutenção de motocicletas. O município não possui mais a estrutura física para os atendimentos.
“Além de as Unidades Móveis terem toda a estrutura de sala de aula acoplada a laboratórios modernos e atualizados para cada tipo de formação, permitem diversas formações profissionais, em diferentes momentos, de acordo com a demanda do município”, afirma Robson Gravena, gerente das unidades de Ponta Grossa e Castro. “Esta estratégia viabiliza uma formação mais diversificada, com menor custo e maior abrangência, garantindo não somente o crescimento das indústrias locais como a empregabilidade dos formandos”, completa.
Em Castro, o ‘Senai no Paraná’ está presente com as Unidades Móveis, em parceria com a prefeitura desde 2018, e até no ano de 2019 formou 53 turmas nos cursos de costura industrial, informática, corte e costura, panificação, mecânica automotiva, refrigeração industrial, NRs, solda, construção civil, rotinas administrativas, noções de mecânica, confecção, mecânica de motos, ar-condicionado, hidráulica básica, sistemas robóticos, elétrica veicular, entre outros. Para outubro deste ano, haverá a oferta de curso para formação de soldadores, também em parceria com a Prefeitura.
Também no município, o ‘Senai no Paraná’ oferta formação gratuita de jovens aprendizes e o atendimento por demandas customizadas das indústrias, formando colaboradores em diferentes áreas. Assim, está presente por meio da oferta dos programas legais de Saúde e Segurança do Trabalho, o que auxilia as empresas no cumprimento das Normas Regulamentadoras e outras legislações pertinentes. Atualmente o ‘Sesi no Paraná’ atende cerca de dois mil trabalhadores de 35 empresas de Castro. Segundo o a entidade, para melhorar e aumentar a capacidade de atendimento, em julho deste ano os procedimentos de saúde ocupacional desses trabalhadores passaram ser realizados em um espaço mais amplo e melhor localizado, na Avenida Presidente Kenedy, região central de Castro.
Educação profissional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi fundado no Paraná em 1943, com o objetivo de promover educação profissional. Passadas tantas décadas, o Senai no Paraná está presente em todos os níveis da educação: da iniciação profissional à pós-graduação, atendendo às necessidades específicas dos trabalhadores e das empresas em diversos segmentos industriais. Ainda por meio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação e dos Centros de Educação Profissional, assessora empresas no desenvolvimento de soluções inovadoras, disponibilizando transferência de tecnologia, pesquisa aplicada e laboratórios.
*Com assessoria
*Foto: Gelson Bampi