Associação se torna braço para cidadão

Associação se torna braço para cidadão

Bianca Martins
Especial Página Um News

Tirar dúvidas jurídicas sobre benefícios e as vantagens de se formalizar uma união estável, além de conhecer a legislação para não cair em golpes e garantir a aposentadoria. A iniciativa poderia ser de um órgão governamental ou de uma empresa do ramo, mas não, é da Associação de Moradores de Castro, uma entidade sem fins lucrativos, que promoverá palestra sobre ‘casamento e aposentadoria’, com o intuito de orientar e evitar problemas recorrentes que chegam todos os dias na sede da entidade. Fundada em 2018, como Associação do bairro Vila Rio Branco, desde 2022 representa todo o município.

O presidente da associação, Márcio Chechelaky, conta que, quando os casos chegam muitas vezes não tem mais solução, então a orientação passa a ser fundamental para diminuir a incidência desses problemas. Para ele, a função social da associação também é proporcionar conhecimento e desenvolvimento pessoal. “A pessoa vira filiada depois que nos procura por uma necessidade que deu errado e nós já não podemos mais ajudar. Não queremos que isso ocorra. Temos que formar cidadãos conscientes de seu papel e de seus direitos. Estamos aqui para isso. E, a Dra. Bianca, gentilmente, vai nos proporcionar esse momento de conhecimento, de consultoria”, comentou.

De acordo com Chechelaky á muita falta de informação sobre direitos básicos, como é o caso de pessoas que vivem juntas, mas não formalizam a união. Para ele, o casamento não é mais visto como uma necessidade, o que pode comprometer, até mesmo, o futuro dos filhos, frutos dessa união não formalizada. “O casamento também é outro tema muito importante, mas pouco debatido. O que acontece é que muitas vezes as pessoas não tem a informação do que a união estável traz ao relacionamento. Desde que estou à frente da presidência, tivemos cinco óbitos e desses cinco óbitos nenhum desses homens tinha uma relação estável documentada. Então, a esposa não pode receber o benefício da empresa e o filho perdeu o seguro de vida que o pai poderia ter. E, hoje, as leis estão mudando. Você não pode só estar morando junto para dizer que tinha uma dependência. Então quem ama, ampara. Nós temos que nos preparar para o nosso futuro hoje”, recomendou.

Outros problemas relatados por ele são os relacionados às aposentadorias. Segundo Chechelaky, ‘técnicos de aposentadorias’ estariam prejudicando usuários por não fazerem um estudo detalhado de cada caso. “Em Castro temos um grande problema que são os técnicos de aposentadoria. Eles buscam te atender naquilo que você está precisando neste momento. Se você quer se aposentar, ele vai te aposentar, mas ele não tem conhecimento e o estudo necessário para te dizer tudo o que precisa saber. Se tivesse feito um levantamento da tua situação econômica, ele poderia sugerir, por exemplo, de você contribuir com R$ 50 ou R$ 60 para se aposentar com dois salários mínimos, ao invés de um. Muita gente não sabe, mas depois que é oficializado e decretado a tua aposentadoria, não existe revisão. Uma vez selado um salário mínimo, como benefício, mesmo que você tivesse direito a cinco, não pode requerer. Então se pedir, tenha certeza do que está pedindo”, advertiu.

Associação
A Associação de Moradores de Castro foi fundada em 2018 para representar moradores da Vila Rio Branco. Mas, em 2022, depois de uma mudança no estatuto, aprovada em assembleia, passou a ser representante de todo o município. “Qualquer pessoa da cidade pode entrar em contato conosco por telefone, WhatsApp. Nós vamos fazer uma visita para a pessoa porque não podemos filiar ninguém sem conhecer o seu lar. Como posso ser presidente da associação se não sei como está a sua rua? Se tem lâmpada, sem tem asfalto, se o bueiro não está entupido, se não tem uma carcaça de animal na frente, se não tem entulho com material de construção ou resto de jardinagem? Esses detalhes são muito importantes, além da segurança do local. A gente faz a visita e fazemos a filiação”, explicou.

Além das palestras, a entidade oferece cursos de capacitação, aulas de reforço, de informática e uma agência de emprego, que tem o apoio de cerca de 100 empresas parceiras. “Esses empresários também precisam de candidato a emprego e eles mandam essa vaga de emprego para nós. Por isso que, na semana que vem, vamos ter um curso de capacitação profissional. Porque não adianta você entregar para ele o candidato sem preparação. Ele precisa estar apto e nós trabalhamos para isso”, descreveu ao revelar o curso preparatório que acontecerá do dia 27 ao dia 30, também na sede da associação. Neste curso o participante receberá dicas de como fazer um currículo, técnicas de entrevista, como se destacar no ambiente de trabalho, entre outros temas.

Palestra
A palestra sobre Casamento e Aposentadoria será com a advogada Bianca Rodrigues Mariano, nesta quinta-feira (23), às 19h30, na sede da associação, na avenida Vicente Fiorillo, número 2192. Interessados podem entrar em contato para maiores informações, via WhatsApp 42 99905-7273.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!