20% da frota de carros em Castro tem mais de 30 anos

20% da frota de carros em Castro tem mais de 30 anos

Vinicius Machado
Especial Página Um News*

Um para cada três habitantes: 27.872 automóveis, praticamente esse é o número total de carros que estão registrados na cidade de Castro, no ano de 2024, conforme números oficiais do Detran/PR – Departamento de Trânsito do Paraná.

O dado ainda demonstra que um a cada cinco dos carros possuem mais de 30 anos de utilização. A estatística aponta que 5.810 emplacados no município possuem longo período de rodagem, o que demonstra preocupação quanto a poluição ao meio ambiente, visto que a grande maioria deles ainda utiliza escapamentos altamente poluentes, e motor a combustão. Carros praticamente zerados, e menos poluentes, alguns até elétricos, de 0 a 2 anos, somam 531 na cidade.
Os ônibus somam 429 ao todo.

Ao que indica os números, uma grande renovação desta frota é vista como motivo de segurança para os usuários do município: um a cada 4, 104, tem mais de 30 anos, enquanto micro ônibus somam 313 totais, com apenas 18 acima de três décadas de rodagem.

Caminhões que transitam diariamente nas estradas castrenses também são muito antigos. Dos 2.489, quase a metade – 1.174 -, já possuem mais de 30 anos.

Já aos ‘motorhomes’ e triciclos, alguns dos tipos mais raros e sempre vinculados a turismo e viagens, são encontrados em Castro, mas o número é muito pequeno. As ‘casas sobre rodas’ são 9, e os triciclos utilizados somam 28.

Ao todo o município tem em torno de 51.197 veículos registrados.

Carros acima de 30 anos estão registrados

Em rápida conversa com o secretário de Segurança Publica, Sérgio Oliveira, ele explicou que esses carros não representam riscos.
“Não causam transtorno à fiscalização, pois sempre que são abordados em nossas blitzes, não apresentam irregularidade quanto a documentação e equipamentos obrigatório”, explicou.

*Com Detran/PR

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!