Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis é reconhecida como de utilidade pública em Castro

Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis é reconhecida como de utilidade pública em Castro

Luana Dias

Já está sancionada a Lei que reconhece a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro como de Utilidade Pública. O projeto de Lei, de autoria do vereador Augusto de Camargo Iucksch Beck, foi aprovado na Câmara em meados do mês de agosto, com voto favorável de todos os parlamentares. E, a sanção ocorreu neste mês de setembro, o que dá a entidade, por exemplo, o direito de firmar convênios com o Poder Público.

De acordo com a justificativa do projeto, a atividade de reciclagem desenvolvida na Associação dos Catadores incentiva a coleta seletiva do lixo, beneficia as famílias que dependem desta renda, e, promove cuidados com o meio ambiente, retirando da natureza e ambientes públicos toneladas de materiais, que poderiam acabar contaminando rios, córregos e reservatórios de água. “O que demonstra o grande valor da entidade, pois sabemos que meio ambiente é vida. Destaca-se a importância dessa associação para a comunidade castrense, a qual tem contribuído para o subsídio de muitas famílias, oferecendo maior dignidade a seus dependentes. O lema da entidade é ‘‘Abrace o mundo com a reciclagem’’, isso destaca seu carinho e solidariedade as pessoas e ao meio ambiente, ressaltando a capacidade para muito mais, se obtiver maior apoio para investimento”, destacou o vereador durante a sessão na qual o projeto foi aprovado.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis é uma entidade sem fins lucrativos que já tem 21 anos de trabalho no município. Sua localização é na Rua Oscar Marfurt, s/n, na Vila Santa Cruz. Os associados coletam, fazem a separação, a prensagem, a pesagem e a comercialização de cerca de 35 toneladas de materiais por mês.

Para algumas das famílias dos 18 associados, que atualmente integram o projeto, a manipulação e a venda dos materiais recicláveis é a única fonte de renda.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!