Antigo fórum de Castro recebe obra de conservação

Antigo fórum de Castro recebe obra de conservação

Luana Dias

Depois de passar anos cercado por tapumes, fechado, deteriorando e sem receber investimentos, o prédio do antigo fórum de Castro finalmente passa por obras de conservação. No entanto, conforme explicações do chefe de gabinete do Paraná Edificações (secretaria que executa a obra), Girlei Eduardo, mesmo com a execução da obra, o prédio não ficará disponível para uso e nem mesmo deixará de ser um imóvel abandonado no centro da cidade. O investimento, de R$ 119.569,00, deve apenas fazer com que o imóvel não represente mais um perigo para quem trafega na região.

Segundo documento ao qual a reportagem teve acesso, o prédio irá receber reparos nas fachadas frontal e lateral direita, escoramento da laje de piso do pavimento superior, escoramento de marquise frontal, restauração do revestimento e impermeabilização da platibanda do telhado, substituição do pilar e console de apoio ao vigamento da laje de piso do primeiro pavimento, reforço no assoalho de piso do pavimento superior, reforço do baldrame de fundação e complementação dos elementos de cobertura do telhado.

A ordem de serviço para o início da obra foi assinada em fevereiro deste ano, e os serviços começaram há pouco mais de uma semana. De acordo com Girlei Eduardo, os reparos foram aprovados depois que o município de Castro moveu uma Ação Civil Pública contra o governo do Estado. O imóvel atualmente pertence à Secretaria de Administração do governo estadual e passa por processo de tombamento.

Sobre o prédio

O imóvel que já abrigou vários órgãos públicos, como a delegacia, fórum e agência do trabalhador, foi construído em 1928. Sem utilização há mais de uma década, o prédio já sofreu desabamento de parte do telhado no ano de 2007 e de lá para cá vem apresentando diversas rachaduras visíveis, além de outros problemas estruturais.

Fotos: Renato de Oliveira

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!