Terremoto de magnitude 7,4 deixa dezenas de mortos e provoca destruição em várias regiões da Colômbia

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor ocorreu em San José del Palmar

Da Redação*

Colômbia – Um forte terremoto atingiu a Colômbia na manhã desta segunda-feira (10) e provocou mortes, desabamentos e danos em diferentes pontos do país. O tremor, de magnitude 7,4, teve epicentro a cerca de 5 quilômetros a leste de San José del Palmar, no departamento de Chocó, e ocorreu a aproximadamente 110 quilômetros de profundidade, conforme dados divulgados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O número de vítimas aumentou ao longo das primeiras horas de atendimento. Os dados fornecidos pelas autoridades locais apontam pelo menos 74 mortos em diferentes departamentos colombianos. Balanços publicados pela imprensa internacional, porém, apresentavam números distintos durante a tarde, em razão da atualização das informações pelas equipes que atuam nas áreas atingidas. A Associated Press, por exemplo, registrava 69 mortes em uma atualização publicada no início da tarde.

A região de Risaralda, onde fica Pereira, aparece entre as áreas mais atingidas. O levantamento repassado pelas autoridades aponta 40 mortes no departamento, sendo 18 em Pereira. Também foram contabilizadas vítimas em Manizales, no departamento de Caldas, além de Támesis, em Antioquia, e em cidades de Chocó.

No Valle del Cauca, foram relatadas 27 mortes em municípios como Buga, Zarzal, El Cairo, Roldanillo, Yumbo, Calima El Darién, Buenaventura, Sevilla, Florida e La Unión. O balanço é considerado preliminar e pode sofrer alterações à medida que as equipes avançam nas buscas e na identificação das vítimas.

Prédios desabam e moradores ficam presos

Em Cali, uma das maiores cidades do país, o impacto provocou o colapso de dezenas de estruturas. O prefeito Alejandro Eder informou que cerca de 20 prédios haviam desabado e que havia pessoas presas entre os escombros.

Equipes de emergência passaram a trabalhar nos locais atingidos para localizar sobreviventes e retirar vítimas dos edifícios danificados. Relatos de destruição também foram registrados em outras cidades do oeste colombiano. A Associated Press confirmou desabamentos em diferentes municípios e apontou Pereira, Quibdó, Cali e Manizales entre as áreas com danos significativos.

Em Manizales, estruturas e imóveis foram afetados. Já em Chocó, departamento onde ocorreu o epicentro, foram registrados feridos e danos materiais, segundo informações divulgadas pela governadora Nubia Carolina Córdoba-Curi.

Aeroportos têm operações suspensas

A infraestrutura de transporte também foi atingida. Pelo menos seis aeroportos colombianos tiveram danos e precisaram suspender as operações por motivos de segurança.

Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia, Cartago e Buenaventura estão entre os terminais afetados. A suspensão deverá permanecer até que sejam realizadas avaliações das condições estruturais das instalações.

O terremoto foi sentido em uma extensa área do país e também houve registros do tremor em países vizinhos, como Equador e Panamá.

Bogotá sente o tremor, mas não registra grandes danos

Embora esteja distante do epicentro, Bogotá também sentiu o terremoto. O sistema de gestão de riscos da capital ativou protocolos de verificação em suas 20 localidades para identificar possíveis ocorrências relacionadas ao abalo.

Até as informações disponíveis, não havia registro de danos estruturais graves na capital. O prefeito Carlos Fernando Galán informou que foram observadas algumas rachaduras em edifícios, mas não havia, naquele momento, relatos de consequências mais severas.

As autoridades orientaram os moradores a acompanhar os canais oficiais e comunicar eventuais danos ou ocorrências provocadas pelo terremoto.

Governo monta estrutura para resposta à emergência

O governo colombiano instalou um Posto de Comando Unificado para concentrar as informações e coordenar as ações de atendimento nas áreas afetadas.

O presidente Abelardo de la Espriella determinou o levantamento das necessidades mais urgentes e informou que pretende acompanhar pessoalmente a situação em Pereira, uma das cidades mais afetadas.

Com equipes de resgate mobilizadas e novas informações chegando de diferentes departamentos, os números de mortos, feridos e estruturas atingidas ainda podem mudar. A prioridade das autoridades permanece concentrada na busca por pessoas que possam estar presas sob os escombros e na avaliação das áreas que apresentam risco de novos desabamentos.

*Com informações da CNN Brasil

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.