A identidade de Castro em fotografias

A identidade de Castro em fotografias

Luana Dias

Uma cidade de 317 anos é digna dos mais belos retratos e de registros feitos com o talento de quem vê a beleza deste lugar em transformação, nos pequenos detalhes, nos lugares longínquos, na evolução e na gente que vive aqui. Castro, assim como a fotografia, passou por diversas mudanças ao longo dos anos, foi reforçando características, e agregando algumas novas que hoje são sua própria identidade.

Nesta edição especial do aniversário de Castro, o Página Um News traz uma seleção de fotos que mostra parte das transformações pelas quais passou o município nos últimos anos. As imagens escolhidas para esta edição foram registradas pelo fotógrafo Christian Christoforo. Ele que fotografa Castro há mais e 30 anos, deu os primeiros passos no ofício, que aprendeu com o pai Iran Christoforo, quando ainda tinha nove anos de idade.

O Rio Iapó, importante ícone do ciclo econômico do tropeirismo e ponto de passagem dos tropeiros que pernoitavam às suas margens, não só deu origem à primeira denominação da cidade – Pouso do Iapó, alterada apenas em 1789, como ainda hoje é fonte de vida, turismo e sustentabilidade local.

Os prédios antigos, monumentos histórico-culturais que preservam as cores, os objetos e a memória das tradições de tempos que originaram a Castro de hoje, também estão espalhados pelo centro da cidade, assim como por localidades do interior. Além de história e cultura, estes imóveis também preservam beleza e arte.

A natureza do município, sua fauna, flora, rios, riachos, cachoeiras e personagens típicos, também figuram os belos registros. A religiosidade do povo que se desenvolveu às margens do Rio Iapó igualmente tem seu espaço, assim como, a economia da cidade, com retratos que remetem ao desenvolvimento, à infraestrutura, a agricultura e ao que se desenvolve por aqui, nos dias de hoje.

E, não poderia deixar de estar entre os registros de Christian Christoforo, assim como também já faz parte da história de Castro, um dos maiores eventos técnicos do Brasil, voltados para a cadeia do leite – o Agroleite. O evento, realizado anualmente na cidade do leite, reforça a cada ano o título que Castro conquistou, de ‘Capital Nacional do Leite’.

Fotos: Christian Christoforo

Rio Iapó deu o primeiro nome à cidade
Agroleite na Capital Nacional do Leite
Fauna diversificada
O exuberante anoitecer revela as Araucárias castrenses
Rio Iapó contornado pelo desenvolvimento da cidade
Natureza preservada
O castrense e sua religiosidade
Prédios históricos de Castro

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!