Volta às aulas: saiba qual a melhor forma de usar a mochila para evitar dores

Volta às aulas: saiba qual a melhor forma de usar a mochila para evitar dores

Da Assessoria

Item deve ser do tamanho da criança e também utilizado da maneira correta para garantir a qualidade de vida ao longo do ano escolar

Com a volta às aulas se aproximando, é comum que as famílias se preocupem com o material escolar e uniformes, por exemplo. Mas um item que também merece atenção é a mochila, afinal, não é somente um acessório, mas algo que influencia muito no conforto e pode fazer a diferença na qualidade de vida dos estudantes.

A mochila deve ser escolhida com cuidado para evitar problemas como dores nas costas e ombros, má postura e até mesmo desvios na coluna, como escoliose. O ideal é a mochila não seja muito grande. A parte de cima deve ficar na altura dos ombros e a de baixo precisa estar posicionada cerca de 5 centímetros abaixo da linha da cintura. 

Além disso, é fundamental que o modelo escolhido tenha alças largas e acolchoadas e seja ergonômico, se adaptando às curvaturas da região dorsal e lombar. Outro ponto de atenção é sobre o peso, que não deve ultrapassar 10% do peso da criança, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

É preciso usar da forma correta

Mesmo tomando esses cuidados na escolha da mochila, ainda é preciso saber como usar da forma correta para evitar dores e outros problemas de saúde. Utilizar as duas alças bem ajustadas nos ombros e aprender a distribuir o peso são passos importantes. 

O ideal, ainda, é que a mochila tenha algumas divisões, para que a criança possa guardar livros e cadernos, que são mais pesados, perto das costas. “As famílias podem ajudar incentivando para que as próprias crianças organizem os materiais e analisem juntas o peso dos estojos e acessórios que elas gostam de levar”, orienta a coordenadora de Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Pio XII, Cibele Bastos Guaringue.

Mochila de rodinhas também demanda atenção

Muitos pais optam pelas mochilas de rodinhas, com a intenção de reduzir o peso carregado pelas crianças, especialmente as pequenas. Porém, o modelo também precisa de atenção. O puxador, por exemplo, deve estar posicionado na altura correta, caso contrário, pode forçar braços e ombros ou sobrecarregar a coluna.

Para evitar problemas, o puxador deve ficar posicionado na altura do quadril. O ideal é que a mochila seja carregada com o braço esticado, formando um ângulo de 30 graus com o chão quando inclinada. Assim como as mochilas de costas, as de rodinha também precisam respeitar o peso máximo de 10% do peso da criança.

Veja algumas dicas para escolher a mochila correta na volta às aulas:

Tamanho adequado: a mochila não deve ser muito grande nem muito pequena para a criança. É preciso que tenha o tamanho suficiente para caber os materiais escolares essenciais, como cadernos, livros e estojo, mas não tão grande que seja difícil de carregar.

Conforto: escolha uma mochila com alças acolchoadas e ajustáveis para distribuir o peso de forma uniforme nos ombros. Além disso, também é importante ter acolchoamento na parte de trás para garantir maior conforto.

Durabilidade: opte por uma mochila feita de materiais duráveis e de qualidade, como nylon ou poliéster, para que ela dure ao longo do ano escolar. Costuras reforçadas e zíperes resistentes também são importantes para evitar rasgos e danos.

Design ergonômico: prefira mochilas com um design ergonômico que garanta uma postura saudável para a criança. Suporte lombar e alças largas, por exemplo, podem ajudar a distribuir melhor o peso nas costas e nos ombros.

Compartimentos: uma mochila com vários compartimentos e bolsos ajuda a organizar o material de forma mais fácil. Isso facilitará o acesso aos itens necessários e também auxilia na organização.

Foto: Mary Tailor/ Pexels

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!