Vídeo viraliza e expõe condições de trabalho no Recicla Tibagi (veja)

Vídeo viraliza e expõe condições de trabalho no Recicla Tibagi (veja)

Bianca Martins

Tibagi – “Ó, o sofrimento que estamos, não tem onde colocar bag, não tem máquina para nós trabalhar, tirar os bag daqui, é o maior sofrimento. No tempo do outro prefeito não tinha isso daqui não. Veja bem, parece cavalo puxando bag de cinco mulher, falta de máquina para nós aqui. E sendo que a gente sabe que tem máquina de sobra. Está aí, ó, povo gosta da cidade limpa, mas tem que colaborar, tem que ter uma máquina para ajudar nós (…). Está aí para vocês verem, o lixo tá tudo acumulado e não tem como nós tirar. Olha que sofrimento, veja bem. Isso aí é vida, uma situação dessa aí? (veja publicação e vídeo na íntegra)”, indaga, em tom de desabafo, uma catadora da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), ao expor as condições de trabalho devido a falta de maquinário para fazer o serviço no Centro de Triagem e Compostagem do programa Recicla Tibagi. A situação aconteceu na semana passada, mas o vídeo ganhou repercussão no final de semana, quando teve dezenas de compartilhamentos nas redes sociais.

A vereadora Juju Silva (MDB) compartilhou a publicação na manhã desta terça-feira (28) e considerou como absurda a situação. Em entrevista ao Página Um News, reiterou sua preocupação com as condições de trabalho e também com a precariedade dos equipamentos para execução dos serviços. Ela lembrou que em uma visita recente ao local, a máquina, a mesma citada no vídeo, também estava estragada, mas na ocasião havia outra substituindo. “Está uma situação bem precária lá. É uma questão emergencial do Butina [prefeito] deixar uma [máquina] lá específica para este fim e não só emprestar e retirar quando tem outra urgência. Essa foi minha cobrança, agora”, afirmou.

A parlamentar considera que o projeto tem sofrido “descaso” por parte da administração municipal e que só não estaria em piores condições porque tem recebido apoio da iniciativa privada. “O recicla vem decaindo em questão de estrutura. Vai ter uma reforma na cantina deles, aquele espaço para eles comerem, mas em questão de equipamentos, aquele maquinário para erguer bag, aquelas pranchas que correm o lixo, precisavam de uma boa manutenção ou até de novos equipamentos, porque são todos muito antigos. O Projeto Vir a Ser, da Klabin, dá muito apoio para eles, é o que tem ajudado a não decair num nível absurdo, porque eu vejo do executivo um certo descaso em relação ao lixo, hoje, no município. A gente não tem mais campanhas, como por exemplo, de separação de lixo, incentivando as pessoas a separarem o lixo na casa”, relatou.

Procurada pelo Página Um News, a presidente da Acamarti, Maria Nair Lemes, disse que o problema foi resolvido pela prefeitura no outro dia e que o vídeo foi gravado sem autorização da associação. “Infelizmente foi gravado o vídeo por um associado, sem autorização, e sem saber o real problema da prefeitura, e que a prefeitura, no momento, está fazendo manutenção na máquina que fica a disposição do Recicla. Na quinta-feira [23] o transporte disponibilizou uma máquina pra nós até arrumar a outra”, disse.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Orlando Gomes Júnior (Dindo), destacou que a prefeitura providenciou a substituição de máquina e que a situação mostrada no vídeo não corresponde com a realidade. “Foi um caso isolado, onde estragou a máquina e ficou um período de aproximadamente 24 horas até a mesma ser substituída por outra que estava na manutenção de estradas. Lá na Acamarti, meio dia sem máquina, já acumula uma quantidade considerável de material. Agora, com o problema sanado, iremos disponibilizar duas máquinas para a associação. A que estragou vai retornar e a que substituiu vai continuar. Essa situação do vídeo não é a realidade, foi um acontecimento incomum”, justificou.

O secretário, a convite da vereadora Juju Silva, participou da sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (28), para falar sobre o assunto. A sessão estava em andamento até o fechamento desta matéria.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!