Tibagi, que um dia ganhou o título de a melhor ‘Cidadezinha’ do Brasil, comemora 149 anos

Tibagi, que um dia ganhou o título de a melhor ‘Cidadezinha’ do Brasil, comemora 149 anos

Cleucimara Santiago

Tibagi – Em 18 de março de 1872 foi criada a Vila de Tibagi, com território desmembrado do município de Castro. De lá para cá, são 149 de uma história estreada pela chegada dos senhores escravocratas e construída pelo tropeirismo e pelo ciclo do garimpo de diamante. Traços presentes na miscigenação da população que vive hoje principalmente da agricultura e do turismo.

Pela primeira vez Tibagi, o segundo maior município em extensão territorial do estado do Paraná, não terá atividades comemorativas de aniversário e nem ao menos hasteamento da bandeira. Isso devido a pandemia do novo Coronavirus, que tem ceifado a vida de muitos de seus filhos.

Mas, a história dessa bela cidade, cheia de encantos e recantos naturais merece ser sempre lembrada. A cidade dos diamantes, Rota dos tropeiros, de paisagens deslumbrantes e inspiradoras, leva o mesmo nome do rio Tibagi, que por sua vez recebeu o nome dos índios tupi-guaranis que habitavam a região. Tiba significa muito e Gy cachoeiras.

O município, hoje, tem mais de 20 mil habitantes e se destaca pela beleza natural e pela vocação aos esportes de aventura. São mais de 3.000 km2 de matas nativas, rios, canyons, morros, uma história cheia de riquezas e encantamentos.

Reconhecimento

Tibagi já abrigou a seleção nacional de rafting durante treinamentos para uma olimpíada, e seu técnico francês gostou tanto que trocou o seu país de origem pela cidade, onde morou por muitos anos.

Se esse é apenas um exemplo do encantamento que Tibagi proporciona, o reconhecimento não demorou para chegar. O título de melhor ‘Cidadezinha’ do Brasil, em eleição realizada pela revista Viagem e Turismo, uma das mais importantes em sua época, em 1° de junho de de 2007, colocou Tibagi no cenário nacional. O município foi eleito pela revista com 38% dos votos válidos. Na ocasião, mais de 20 mil internautas participaram da enquete.
“Não foi fácil. A população de Tibagi vestiu a camisa. Lideramos a votação desde o início. No último dia fomos ultrapassados, mas com o empenho de todos revertemos o resultado”, disse o então prefeito em 2007, para a revista, Sinval Silva.

Na eleição que durou todo o mês de maio de 2007, Tibagi ficou em primeiro lugar com 8.735 votos, 36% do total. Em segundo, Passa Quatro de Minas Gerias, com 5.098 e em terceiro a pernambucana Gravatá, com 3.186 votos. No total 24.226 internautas participaram da votação.

Trinta cidades disputavam o título de melhor ‘Cidadezinha’ do Brasil. A proposta da eleição foi lançada na edição de maio da revista que apresentou as principais características das concorrentes.

Uma das premissas para participar da eleição era possuir menos de 50 mil habitantes e chamar a atenção pelos atrativos. O ar bucólico, as cachoeiras, a prática de esportes de aventura e a exuberância do sexto maior cânion do mundo em extensão territorial foram apontados como os principais motivos para que Tibagi participasse.

*Com Sandro Adriano Carrilho e portal Bem Paraná

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!