“Meus sonhos estou realizando dia-a-dia”, diz Dr. Zezito, presidente da Câmara de Tibagi, aos 90 anos

“Meus sonhos estou realizando dia-a-dia”, diz Dr. Zezito, presidente da Câmara de Tibagi, aos 90 anos

Cleucimara Santiago

Tibagi – É com muita disposição, energia, alegria, vitalidade e vontade de trabalhar que o presidente da Câmara Municipal de Tibagi, José Tibagy de Mello, ou simplesmente Dr. Zezito, chega aos 90 anos de idade. Em conversa com a reportagem do Página Um News , por telefone, Dr. Zezito falou da preocupação com a pandemia, vidas perdidas para a Covid, índice de mortalidade, fechamento do comércio, lockdown e que não esperava viver, aos 90 anos, um momento tão difícil.

Embora apreensivo com o momento, doutor Zezito não perde o bom humor. “Este ano não terá festa e nem hasteamento da bandeira. Estou fugindo da pandemia, fui vacinado duas vezes, venci mais essa etapa e decretei feriado no dia do meu aniversário. Com o final de semana, serão quatro dias fechados, um lockdown. A partir de segunda-feira teremos decisões sérias”.
Nascido em 18 de março de 1931, dia do aniversário da cidade de Tibagi, ele recebeu o nome em homenagem a cidade e por ser véspera do dia de São José, ganhou também o nome do santo ‘José Tibagy’.

O vereador mais idoso do Brasil e presidente do legislativo, que chegou a ficar mais de 20 anos fora da vida pública, descreve que “eu tenho sonhos e meus sonhos estou realizando dia-a-dia, estou cumprindo mais essa etapa, não esperava chegar até aqui. Não é fácil, mas também não é difícil”.
Casado há 60 anos com Maria Regina Mercer de Mello, pai de José Tibagy Filho, Murillo, Angela Regina e Maria Carolina, avô de nove netos, ele brinca ao dizer que “é tanta coisa, até meus filhos estão velhos”, disse.
Entre seus descendentes, por enquanto, apenas a filha Angela foi vereadora, primeira prefeita de Tibagi e a primeira mulher a presidir a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O presidente da Câmara afirma sentir-se beneficiado de chegar aos 90 anos de idade, pois a maioria de seus companheiros já se foram, e disposto ao trabalho. “Estou tentando me superar, dirigindo essa juventude que é cheia de impulsos e está, tanto quanto eu, preocupado com a pandemia. Difícil de resolver isso”.

Ficar parado não faz mesmo parte da história de vida desse jovem de noventa anos de idade de uma vida cheia de desafios. Dr. Zezito foi 3º Sargento do Exército, Delegado Regional de Polícia, Juiz de Paz, professor de Educação Física e Ciências, formou-se em odontologia pela Universidade Federal do Paraná, fez vários cursos de extensão e trabalhou como dentista por 45 anos. Foi prefeito da cidade de Tibagi por três gestões, presidente do Clube Tibagiano por 11 anos, tendo sido seu construtor; foi jogador, membro da diretoria da Associação dos Prefeitos do Paraná, presidente interino por três vezes; representante dos prefeitos do Sul do Brasil em viagem à Alemanha e presidente da AMCG. Aos 89 anos, disse que percebeu que faltava em seu currículo algo mais. “Eu não poderia ficar sentado dormindo no sofá vendo a banda passar. Não sou homem disso”, arrematou o presidente da câmara. Candidatou-se a vereador, foi o terceiro mais votado da cidade e declara que “me sinto honrado de ter sido mais votado que 69 entre os 71 candidatos ao legislativo”.

Colecionador de várias homenagens e honrarias, entre elas, Cidadão Benemérito de Tibagi, Cidadão Honorário de Ventania, Cidadão Honorário de Ponta Grossa, com certeza Zezito ainda escreverá muitas páginas na sua história e na do município.

Foto: Sandro Adriano Carrilho

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!