Surto de Covid em unidade de saúde de Carambeí

Surto de Covid em unidade de saúde de Carambeí

Cleucimara Santiago

Carambei – Pelo menos três profissionais de saúde de Carambeí que trabalham na Unidade Básica de Saúde Maria Maura Martins AFCB, testaram positivo para a Covid-19.

Após o surto, a prefeitura comunicou a vigilância sanitária e interditou a unidade de atendimento para sanitização. Após a desinfecção do local, por dentro e por fora, ainda permanecerá em quarentena fechado até 25 de março. Consultas agendadas foram desmarcadas e pessoas que precisarem de atendimento de urgência e emergência foram orientadas a procurar o Centro Municipal de Saúde.
O anúncio da interdição foi feito pela secretária de Saúde Juliana Dorosxi, ao lado da coordenadora municipal de controle de endemias, Adriana Fernandes de Oliveira, através de uma live nas redes sociais.
Muitos questionaram se essas pessoas infectadas já haviam sido vacinadas, e colocaram em cheque a eficácia da vacina. A reportagem do Página Um News foi atrás das informações.
O médico Octávio Antônio Azevedo da Costa Filho, diretor técnico de Saúde de Carambeí, informou que as profissionais de saúde que testaram positivo são uma médica, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira.
Segundo Dr. Octavio, a médica que atende na unidade de saúde não havia tomado a vacina por ter sérios problemas alérgicos. Inclusive, aos componentes das vacinas, incluindo as vacinas disponíveis contra a Covid-19, ela optou por não receber nenhuma dose da vacina.
A técnica de enfermagem e a enfermeira já haviam sido vacinadas, uma com as duas doses e outra com a primeira dose. O médico não precisou qual foi a vacina aplicada e nem qual das profissionais recebeu apenas a primeira dose ou as duas.
Dr. Octavio afirma, ainda, que as três apresentaram sintomas leves da doença, com apenas sintomas gripais, e encontram-se em isolamento domiciliar, juntamente com a família.
O médico ressalta que, mesmo os vacinados precisam manter o isolamento social e seguir as medidas dos decretos vigentes. “Manter o distanciamento, o uso da máscara e álcool em gel 70%, sair de casa apenas para o que for realmente essencial, é o que a gente sempre orienta a população, vacinada ou não. Seguir os decretos, respeitar as medidas do lockdown é o que a gente sempre pede para conseguir diminuir a disseminação do vírus e não colapsar ainda mais o sistema de saúde”, disse o medico.
Dr. Octávio reforçou que as novas mutações do vírus têm taxa de infectividade muito mais alta, e que estudos ainda estão sendo realizados sobre a cobertura das vacinas contra essas variantes, mas em geral a cobertura se mostra eficaz. Ele ressalta a importância de quando chegar a vez de tomar a vacina, sempre manter os protocolos de segurança, pois embora haja um risco de contágio, a vacina protege de pacientes evoluírem para estágios mais graves da doença. Dr. Octávio destaca, ainda, que para uma garantia maior de imunização só é possível após período de duas a três semanas da aplicação da segunda dose da vacina.
Até a quarta-feira (17), a cidade já havia registrado ao todo 1.873 casos confirmados da doença, e 194 pacientes com vírus ativo e 32 óbitos causados do Covid-19. Nas últimas 48 horas, foram mais três óbitos que ainda não estão no Boletim Oficial.

Foto: Cleucimara Santiago ( arquivo)

Leia mais sobre a vacinas

https://p1news.com.br/destaque/doutora-elisangela-e-doutoranda-celina-falam-da-vacina-contra-a-covid-19-e-dos-cuidados/

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!