Nomes internacionais participam de palestras no Agroleite 2022

Nomes internacionais participam de palestras no Agroleite 2022

Matheus de Lara

Em cinco dias, a 22ª edição do Agroleite será aberta ao público. Além dos mais de 200 expositores que estarão dividindo espaço nos 200 mil m² para receber um público estimado em 75 mil visitantes, a feira como em todas as edições, também contará com painéis, seminários e palestras – algumas, ministradas por profissionais vindos de fora do país.
De acordo com a organização do Agroleite, alguns profissionais renomados já confirmaram presença.

No dia 16, primeiro dia de evento, a partir das 14 horas, acontece o Painel da Mulher Cooperativista, com o tema – Mulheres do Agro, ousadia para crescer -, no Centro de Eventos. A atração confirmada é Kellen Severo, jornalista especializada em Economia e Agronegócios. Atualmente é comentarista do Jornal da Manhã e apresentadora do Painel Hora H do Agro, na Tv Jovem Pan News. Ela já foi premiada sete vezes pelo trabalho que desenvolve como jornalista do setor Agro.

No dia 17, às 9 horas, acontece o Seminário Internacional do Leite, também no Centro de Eventos. O tema será ‘Interface entre Nutrição, Saúde e Reprodução de Bovinos Leiteiros’. Como apresentador, José Eduardo Portela Santos, professor titular no Departamento de Ciências Animais da Universidade da Flórida (EUA). A introdução será com Eduardo Ribas, gerente Executivo Negócios Leite da Castrolanda, e a mediação de Rodrigo de Almeida, doutor em Nutrição de Ruminantes.

Painel do Agro Internacional

Já na quinta-feira (18), haverá o Painel do Agro, com dois nomes internacionais. A partir das 10 horas, no Centro de Eventos, a palestra vai debater o impacto das políticas públicas na segurança alimentar. Como debatedores, estão Pedro Gallardo, economista e administrador, agropecuarista na Andaluzia, Espanha, vice-presidente da (Associação Agrária da Espanha (ASAJA) e vice-presidente da Confederação de Profissionais Agrícolas e das Cooperativas da União Europeia (COPA-COGECA); Pedro Vigneau, economista em agropecuária, agropecuarista e reflorestador na região de Córdoba, Argentina, é professor da Universidade de Belgrano, presidente da Associação Argentina de Plantio Direto (AAPRESID), presidente da Maizar (Associação de Milho e Sorgo Argentino) e também é ex-sub-secretário de Mercados Agroindustriais do Ministério da Produção e do Trabalho da Argentina.

Como debatedores brasileiros estão Miguel Daoud, palestrante e analista político e econômico especializado em agronegócio, e colonista do Canal Rural, comentarista de Rádio e TV na Joven Pan, CBN e Globo News, e também Eugênio Stefanelo, mestre em economia rural, doutor em engenharia de produção e professor de graduação e pós-graduação. Ele também já foi secretário de estado da Agricultura e presidente da Conab. Os dois vão marcar presença na palestra ao lado do espanhol e argentino.

Na introdução estará Paulo Bertolini, médico veterinário, agropecuarista na região dos Campos Gerais, diretor do grupo Calpar, fundador e diretor financeiro da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho) e diretor e ex-presidente da Maizall (Aliança Internacional do Milho). Giovani Ferreira vai mediar o painel. Ele é jornalista especializado em agronegócio, mestre em administração, analista de agroeconomia, professor de pós-graduação, diretor de conteúdo e colunista do Canal Rural.

Painel Coopmode

Ainda no dia 18, entre 14 horas e 17h30, ocorre o Painel Coopmode: Inovação no Agro. A programação tem como temas: SigmaABC na prática: geração de valor ao cooperado; produção de celulose e pasta de alto rendimento através do esterco; os desafios da multiplicação de bioinsumos On Farm; e por último, o Mercado de Carbono: Perpectivas e desafios dentro do nosso sistema de produção agrícola. Respectivamente, as aprestações serão de Cláudio Kapp (SigmaABC), Alexandre Guedes (BBA/SENAI Telêmaco Borba), Paulo Gallo (Fundação ABC) e Hélio Joris (Fundação ABC).

Outros

Ainda não foram divulgados pela organização da feira, segundo programação do evento, outros nomes que vão participar. A exemplo do fórum da suinocultura, no dia 17, e do fórum da agricultura e painel da ovinocultura, no dia 19.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!