Momento no Paraná é dramático, variante do Coronavírus circula livremente pelo Estado

Momento no Paraná é dramático, variante do Coronavírus circula livremente pelo Estado

Cleucimara Santiago

Em conversa com a imprensa, na quarta-feira (4), o secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, falou sobre o pior momento da pandemia causada pelo novo Coronavírus e do cenário dramático, que estamos atravessando. O secretário alertou ainda sobre a livre circulação da P1, nova variante ‘brasileira’ do novo Coronavírus, a crescente fila de espera por leitos em hospitais, a falta de equipamentos e profissionais para poder abrir novas vagas.

“Muitas pessoas podem não estar entendendo ainda, mas existe nesse momento a maior quantidade de leitos disponíveis para o Covid da história da nossa pandemia. Nós batemos aí, quase 1400 leitos de UTI. Hoje a internação em leitos Sus e leitos não Sus, bate na casa de quase 3.800 pacientes internados no Paraná, ” declarou o secretário. E enfatizou, “ porém, nesse momento existe aí um quantitativo de seiscentos, setecentos pessoas aguardando um leito de enfermaria ou de UTI. E não adianta num instalar de dedos, achar que nós vamos criar mais leitos. Nós não temos mais equipes, nós não temos mais equipamentos. Nós mais do que dobramos a rede de UTIs do estado do Paraná ao longo desse ano. É a maior estratégia entre os estados todos, sem hospital de campanha, sem expor ninguém a um hospital que não tivesse condições mínimas de funcionamento.  O momento é muito grave, muito dramático”.

Sobre as atividades do comércio, o secretário mandou um recado direto e afirmou que não é a intenção do governo paralisar “Você que acha que infelizmente a pandemia já acabou, você que está saindo de casa nessa nesse período de quarentena restritiva, não ache que nós queremos interromper atividade de ninguém. Nós queremos o Paraná trabalhando, nós queremos o Paraná avançando, mas só quem tem um familiar passando por isso (Covid) sabe o que eu estou falando”.

Beto Preto também fez um alerta muito sério, “tem uma situação da nova cepa variante P1 amazônica, fora do Brasil, conhecida como brasileira, que é 4 a 6 vezes mais rápida e agressiva no contato e evolui a doença de maneira mais rápida e muitas vezes atingindo pessoas mais jovem”, e fez um apelo, “você que tem menos 60 anos, é um adulto jovem, é um adulto saindo da adolescência, saibam que o coronavírus está atingindo você também. Muito estão indo parar nessas filas que aguardam leitos hospitais. Não quero causar nenhuma falsa impressão, mas quero falar olho no olho com todos vocês pedindo a compreensão, a colaboração a tolerância, e principalmente quanto menos nós nos movimentarmos esse momento, menos o vírus vai circular. Esse vírus é mais agressivo do que o vírus do coronavírus de 2020, este vírus, a variante, ela está circulando aqui no Paraná”.

Segundo o secretário, em um estudo que a Fio Cruz fez no Paraná, no sábado (27) de fevereiro, com os pacientes positivos para coronavirus que tinham uma carga viral mais alta, de 216 testes específicos para P1, 70% deram positivo para coronavirus variante P1, “ então essa variante está circulando francamente no Paraná, na maneira comunitária também e o quadro é muito grave”, destacou.

Beto Preto aproveitou a oportunidade para pedir apoio a imprensa para que mostre o que está acontecendo no Paraná, “quero aproveitar aqui essa oportunidade de falar com a imprensa paranaense e pedir que nos ajudem mostrem o que está acontecendo, mostrem tudo que está acontecendo em todo estado do Paraná”.

Foto: Divulgação

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!