Laboratório de Análises Clínicas da UEPG inicia testes de Covid-19

Laboratório de Análises Clínicas da UEPG inicia testes de Covid-19

Da Assessoria

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac), iniciou na manhã desta quarta-feira (12) as testagens da Covid-19 com o método RT-PCR. O início dos testes acontece após a autorização da Vigilância Sanitária e do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). O novo momento amplia o número de atendimentos e exames a serem realizados no laboratório, possibilitando novas parcerias.

O Luac já estava em adequações para a nova fase desde 2020, por conta da pandemia. “Com as adequações e autorização sanitária, os testes serão notificados no site do Ministério da Saúde”, explica a coordenadora do laboratório, Mackelly Simionatto. O Luac tem capacidade para realizar 60 testes diários, com possível ampliação para 100 testes ao dia, após a instalação da máquina de extração de material genético, já em processo de aquisição pela UEPG.

O laboratório  segue rigorosamente as normas de biossegurança. Simionatto explica que, quanto aos exames de Covid-19, além dos tradicionais controles negativo e positivo, a testagem abrange a realização de controle interno da extração do material genético viral e controle humano, para avaliar a qualidade da coleta ou possível degradação da amostra. “São considerados inconclusivos todos os resultados passíveis de interpretação a partir da testagem com os kits doados pelo Ministério da Saúde. Esses inconclusivos serão retestados com um kit alternativo baseado no protocolo do CDC americano”.

De acordo com Simionatto, a sede atual do laboratório foi construída em um espaço físico planejado em atendimento às Boas Práticas de Laboratório de Análises Clínicas, descritas na Resolução RDC nº 302/2005. “A legislação vigente até os dias atuais e  a equipe técnica do Luac sempre buscou atender todas as exigências impostas”.

O projeto de expansão de testes faz parte do plano estadual da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Saúde do Paraná. “A autorização pelo Lacen é mandatória no sentido de podermos fazer os cadastros no sistema nacional. Sem a autorização, os nossos dados não teriam validade como diagnóstico. Com isso, nosso laboratório está habilitado para emitir laudos do PCR, que é a metodologia mais segura e eficaz, para diagnóstico da Covid”, explica Giovani Favero, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG.

Para que o Laboratório conseguisse a autorização, foi realizado um projeto arquitetônico seguindo todas as resoluções da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. O local é separado em duas salas, para conter o risco de contaminação e duas antecâmaras de paramentação. Também foram implantados exaustores, que deixam o ar limpo e impedem a saída de qualquer partícula contaminante. Com os novos equipamentos, além dos testes para detecção da Covid-19, o Laboratório também terá capacidade de fazer exames para detecção de outros vírus, como Hepatites, HIV, Câncer e Leucemias.

O laboratório manteve suas atividades em adequado funcionamento até o momento mediante parecer técnico, emitido pelo órgão de inspeção e renovado de tempos em tempos. “Outros avanços que tivemos foram as aquisições por meio de contratos de serviços de um programa de computador específico para o laboratório, equipamentos automatizados de alta qualidade, nos últimos 5 anos, e a contratação de empresas terceirizadas para a manutenção periódica de alguns equipamentos”, informa a coordenadora.

Histórico

O Luac iniciou as atividades em 1969, no Hospital Vicentino. Entre 1973 e 2004, funcionou no mesmo local onde estava o Centro Médico da UEPG. A sede atual do laboratório foi inaugurada em outubro de 2004. O laboratório realiza exames de rotina em servidores e acadêmicos da UEPG, e também atende Policiais Militares do Paraná, funcionários do Instituto João XXIII, do Asilo São Vicente de Paulo e do Centro Rural de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), em Itaiacoca. O laboratório é aberto à comunidade externa da UEPG. “No Luac acontece o estágio supervisionado em análises clínicas, ofertada aos acadêmicos do 5º ano de Farmácia. E, assim, procura-se articular a experiência prática com a tríade ensino, pesquisa e extensão”, informa Simionatto.

Além de todos os professores e servidores do Departamento de Análises Clínica e Toxicológicas, especialmente o chefe Celso Luis Borges e o responsável pela execução do projeto Bruno Ribeiro Cruz, estão envolvidos diretamente nas novas atividades os professores Marcelo Ricardo Vicari e Marcos Pileggi. Os alunos de pós-graduação, bolsistas da Fundação Araucária, também fazem parte da equipe atuante. Durante a implantação, houve a participação temporária de agentes da área de saúde do projeto extensionista de ação contra o coronavírus da UEPG.

“O laboratório é uma grande conquista para o Luac e para a UEPG, que contou com o apoio de Giovani Fávero, Ivo Mottin Demiate, pró-reitor da Divisão de Assuntos Administrativos, e o reitor Miguel Sanches Neto. Além da Seti, representada pelo superintendente Aldo Nelson Bona”, destaca a coordenadora.

Serviço

O Luac está em funcionamento conforme o processo Sei, nº 21.0428244, que ressalva que as atividades são consideradas como essenciais. Os atendimentos acontecem das 7h às 12h. Após o início do estágio pelos acadêmicos, previsto para este mês, o horário será estendido para até às 19h, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos serão realizados mediante agendamento prévio e seguindo as recomendações e cuidados contra a Covid-19. Informações adicionais e dúvidas em relação aos exames, inclusive preços e convênios, podem ser realizadas pelo (42) 3220-3751.

Texto e fotos: Jéssica Natal

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!