Evento promovido pela ABCBRH no Agroleite reuniu produtores do PR, SC e MG

Evento promovido pela ABCBRH no Agroleite reuniu produtores do PR, SC e MG

Da Assessoria

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) reuniu no início da noite de terça-feira (16), no Agroleite 2022, produtores dos estados de Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais no Giro Brasil. Neste encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de três propriedades produtoras de leite.

O presidente da ABCBRH, Hans Groenwold, menciona que a iniciativa é muito importante, principalmente pela troca de informações entre produtores de diferentes regiões, com sistemas de produção distintos. “Temos que promover mais esse tipo de intercâmbio, pois é grande a diversidade de produtores nesse país maravilhoso em que vivemos”, frisa.

O superintendente técnico administrativo da ABCBRH, Timotheo Silveira, destaca que a ideia do Giro Brasil é oportunizar um momento em que o produtor fala para outro produtor. “Plantamos uma semente hoje e esperamos que outros eventos como esse aconteçam para que outros produtores possam contar suas histórias”, espera Silveira.

Cases

Como uma boa roda de conversa, os convidados Armando Carvalho Filho do Paraná, Eudes Braga de Minas Gerais e Juliano Petry de Santa Catarina, contaram sobre suas trajetórias na atividade leiteira e aspectos específicos de suas propriedades.

Armando é produtor em Castro e atua na propriedade da família. Como ele contou durante a reunião, o início do investimento em pecuária se deu em 1994, quando sua mãe trocou uma caminhonete D20 por 20 vacas. Em 1998, com seis animais, Armando iniciou sua própria leiteria. Em 2010, os plantéis de mãe e filho se unificaram para que Armando e o irmão Flávio atuassem juntos na Agro Arkafla. A propriedade hoje com mais de mil vacas em lactação, com produção média por animal de 42 litros, total de quase 42 mil litros por dia.  Olhando para trás o produtor acredita estar vivendo o melhor momento de sua vida, não só pelo preço do leite como ele destaca, mas pelo que vem construindo ao longo do tempo. “Espero continuar prosperando. É preciso ter dedicação, ter foco”, mencionou.

A história de Eudes Braga na atividade começou através do queijo. Braga comercializava o produto mas, em 2004, sentiu a vontade de produzir seu próprio queijo minas artesanal. Em 2004 comprou uma bezerra, número que em 2005 chegou a 30 bezerras soltas a pasto. Quatro anos depois, em 2008, adquiriu uma pequena propriedade para dar início a sua produção.  Investiu em estrutura e em genética, com avaliação de 100% do rebanho. Eudes relatou que foi grande o desafio de colocar o produto no mercado e conquistar os consumidores. “O queijo foi quem deu nome e sobrenome a minha pessoa. E é muito prazeroso produzir um produto, colocar na mesa do consumidor, e saber que está contribuindo para a sociedade, para a parte humanitária de ser protagonista e alimentar uma população inteira”, disse.  Ele observa que descobriu ao longo dos anos sobre a importância de ser eficiente na produção de leite, o que é o grande valor do negócio.

O agora produtor de leite Juliano Petry, era frentista na cidade de Seara em Santa Catarina há 15 anos, quando surgiu a oportunidade de mudar de vida. Em 2010, ele e a esposa adquiriram uma propriedade e no ano seguinte empreenderam na suinocultura. Foi em 2015 que a relação com o leite começou, até então com gado Jersey. A aquisição dos primeiros animais da raça holandesa aconteceu em 2019 e a propriedade despertou para o melhoramento genético. Petry participa de feiras da região e já conquistou prêmios com seus animais. Com simplicidade e recursos próprios, o criador vem investindo para progredir na atividade. “Nos consideramos felizes por termos vindo do nada e ter a propriedade que nós temos, é uma área pequena, não temos muito como expandir, mas vamos trabalhar para buscar sempre algo a mais”, comentou o produtor.  

A Associação espera os associados na Casa da Raça Holandesa, localizada na praça central da Cidade do Leite, recinto em que é realizado anualmente o Agroleite. O acesso ao evento e a todas as atividades da programação é gratuito.  

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!