COVID-19: Número de casos dobra nos últimos dois dias em Carambeí e secretária pede calma

COVID-19: Número de casos dobra nos últimos dois dias em Carambeí e secretária pede calma

Emerson Teixeira

Carambeí – O município de Carambeí acompanha nos últimos dias o crescimento no número de casos da Covid-19. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, são 128 pacientes com o vírus. Esse número dobrou em comparação aos dados divulgados no domingo (16), onde eram 64 de pessoas infectadas.

A secretária municipal de Saúde, Juliane Dorosxi, aponta que o cenário enfrentado em Carambeí é igual as demais cidades brasileiras que estão no meio da disseminação rápida e complexa da nova variante Ômicron que se soma ao contágio de outras viroses, como a Influenza H3N2.

“Ontem nos reunimos com o COE [Comitê de Urgência] e o chefe da Terceira Regional de Saúde [Robson Xavier da Sila], para tratar desse avanço rápido; à tarde nos reunimos com a prefeita Elisangela [Pedroso]. A orientação é a descentralização do atendimento no Centro Municipal de Saúde. Estamos com a ala de síndromes respiratórias, e reorganizado o fluxo de atendimento”, explica Juliane.

Outro ponto que a secretária destaca e que será trabalhado nos próximos dias, é a intensificação da campanha de vacinação contra a Covid-19 e Influenza. “Precisamos da colaboração e conscientização das pessoas, e para aqueles que não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e os demais que não tomaram todas as doses, que podem procurar os locais de vacinação”, enfatiza.

Por outro lado, ela pede calma à população e reforça que os sintomas apresentados pela maioria dos pacientes são sintomas leves. “Um ponto positivo é que nenhum paciente em observação no Centro Municipal de Saúde necessita de transferência para hospital”, conta. Ela demonstrou preocupação em relação ao desgaste dos funcionários. Só na terça-feira (18) quatro funcionários do CMS positivaram para Covid-19 e “apesar dos desafios, temos uma equipe boa, unida, empenhada em prestar o melhor atendimento à população”, enfatizou.

A secretária reforça o pedido para que as pessoas sigam usando corretamente máscara, evitem aglomerações e façam uso do álcool gel.

UBS NOVO HORIZONTE

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Horizonte que havia sido fechada na segunda-feira (17), após cinco funcionários testarem positivo para Covid-19, será reaberta nesta quinta-feira (20). A secretária conta que o local passará por desinfecção na tarde desta quarta-feira (19) para retornar ao atendimento com três profissionais – um médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!