PSD oficializa Sandro Alex como candidato ao Governo do Paraná

Convenção realizada em Curitiba confirmou o deputado federal na disputa pelo Palácio Iguaçu; vice será anunciado até 5 de agosto e partido destacou a continuidade da atual gestão estadual

Hurlan Jesus

Curitiba – O Partido Social Democrático (PSD) oficializou, no sábado (25), a candidatura do deputado federal Sandro Alex Cruz de Oliveira ao Governo do Paraná nas eleições de 2026. A convenção estadual, realizada em Curitiba, marcou a homologação da candidatura ao Palácio Iguaçu e reuniu dirigentes partidários, lideranças políticas, filiados e apoiadores.

Durante o encontro, o partido confirmou a candidatura majoritária, mas deixou para o próximo dia 5 de agosto, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, a definição do candidato a vice-governador e da chapa de candidatos a deputado estadual e federal.

Em seu discurso, Sandro Alex afirmou que pretende dar continuidade às políticas implementadas pelo atual governo estadual, destacando obras de infraestrutura, desenvolvimento econômico e a união da base política. “Nós estaremos todos unidos e em paz. Nós vimos o avanço na vida das pessoas e a transformação neste estado. E isso não foi fruto do acaso, nem da sorte. Isso foi fruto do trabalho”, declarou durante coletiva concedida após a convenção.

Trajetória Política

Aos 53 anos, Sandro Alex disputa o Governo do Paraná após consolidar trajetória na comunicação e na política. Natural de Ponta Grossa, iniciou a carreira como radialista e apresentador de televisão antes de ingressar na vida pública.

Atualmente exerce o quarto mandato consecutivo como deputado federal. Também ocupou o cargo de secretário de Estado da Infraestrutura e Logística durante a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), período em que participou da condução de projetos considerados estratégicos para o Paraná.

Além da atuação parlamentar, Sandro Alex é o atual presidente estadual do PSD no Paraná.

Aliança política

A candidatura de Sandro Alex reúne os partidos que compõem a base de sustentação do atual governo estadual, formada pelo PSD, pela Federação PSDB-Cidadania, pela Federação União Progressista (União Brasil e PP) e pelo Republicanos.

O grupo também confirmou apoio à candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi (Republicanos), para uma das vagas ao Senado Federal. A definição da segunda candidatura ao Senado permanece em negociação entre os partidos aliados.

No cenário estadual, Sandro Alex representa a continuidade do projeto político liderado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que encerra seu segundo mandato à frente do Executivo paranaense.

Propostas apresentadas

Durante a convenção, Sandro Alex destacou que pretende manter e ampliar as políticas públicas desenvolvidas pela atual administração estadual.

Entre os principais temas apresentados estão a continuidade dos investimentos em infraestrutura, com destaque para grandes obras viárias e logísticas, além da ampliação dos programas voltados ao desenvolvimento econômico e à atração de novos investimentos para o Paraná.

O candidato também defendeu a manutenção da estabilidade administrativa e da ampla base de apoio político como forma de garantir governabilidade e dar sequência aos projetos considerados estruturantes para o Estado.

Ao citar sua passagem pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex destacou empreendimentos como a Ponte de Guaratuba, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai e o programa estadual de pavimentação de rodovias em concreto como exemplos de investimentos que pretende manter como referência para um eventual governo.

Calendário eleitoral

Com a homologação da candidatura, o PSD concentra esforços na definição do vice e na composição da chapa proporcional até o limite de 5 de agosto. O registro formal das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá ocorrer até 15 de agosto, enquanto o início oficial da propaganda eleitoral e dos atos de campanha está previsto para 16 de agosto. O primeiro turno das eleições de 2026 será realizado em 4 de outubro.

A partir dessa etapa, o partido dará sequência à organização da campanha eleitoral para a disputa pelo Governo do Paraná.

Participe do grupo no WhatsApp do PáginaUm News e receba as principais notícias dos campos gerais direto na palma da sua mão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.