Carambeí segue com a campanha de vacinação contra Influenza, Sarampo e Covid-19

Carambeí segue com a campanha de vacinação contra Influenza, Sarampo e Covid-19

Emerson Teixeira
Especial P1 News

Carambeí – O Dia D de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no sábado (30), ficou abaixo da expectativa, com a imunização de 856 pacientes, e segue baixa a procura no início desta semana.

A avaliação é da enfermeira responsável pela Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana Ricci, que detalha a imunização de 284 crianças e 6 profissionais de saúde contra o Sarampo. A vacinação contra a Influenza atingiu 296 crianças e 270 adultos.

Tatiana explica que para facilitar o acesso da população, as vacinas da Influenza estão aplicadas nas unidades básicas de saúde dos bairros, de segunda a sexta-feira.

Nesta quinta-feira (5) a vacinação contra Sarampo e Influenza ocorrerá no novo ponto de vacinação, ao lado da UBS Nova Holanda, para crianças de 6 meses a 4 anos (50 agendamentos mais 20 senhas), no período da manhã. Após o almoço, das 13 às 16 horas, serão ofertadas 130 doses de vacinas contra a Influenza (100 agendamentos mais 30 senhas), para público alvo que abrange idosos, gestantes e puérperas, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, forças armadas, segurança e salvamento.

Sarampo mais Influenza

A enfermeira Ricci explica que a vacinação está junto por questões de otimização de tempo e profissionais. “A campanha de vacinação contra Sarampo acontece porque depois de muitos anos o Brasil voltou a apresentar casos da doença, isso aconteceu porque nos últimos anos, a pandemia ocasionou uma preocupante baixa na cobertura vacinal das crianças que sem a imunização ficam expostas a doença”, explica.

Covid-19

A imunização contra a Covid-19 segue toda sexta-feira, no posto de campanha, ao lado da UBS Nova Holanda, enquanto houver disponibilidade de doses. Na sexta-feira (6), pela manhã, das 8 às 12 horas, estarão disponíveis 130 doses (100 agendamentos mais 30 senhas) para pacientes que receberão a primeira, segunda, terceira e quarta doses. No período da tarde, das 13 às 16 horas serão ofertadas mais 130 doses. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (42) 3231-9279.

A cobertura vacinal de crianças contra a Covid-19 que receberam a primeira dose está em 84,7%. Já para segunda dose, 78,2% das crianças com 5 anos e mais foram imunizados. A média cai em relação a terceira dose do público de 18 anos e mais, com cobertura de 54,7%. Já a quarta dose que é ofertada para pessoas com 80 anos e acima, chega a 84,5%.

Importância

“A saúde deve ser tratada por completo e manter a vacinação em dia é a melhor forma de prevenir diversas doenças, independente da fase da vida. As vacinas são seguras, gratuitas e direito de todos, sobre tudo das crianças”, enfatiza Ricci.

Ela ressalta que a programação com números de doses, locais e horários de vacinação pode ser conferidos diariamente no site da prefeitura, página do município no Facebook e também pelos grupos comunitários do WhatsApp.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!