Câmara aprova em primeiro turno projeto de lei que dá nome ao Paço Municipal

Câmara aprova em primeiro turno projeto de lei que dá nome ao Paço Municipal

Emerson Teixeira
Especial P1 News

Carambeí – A Câmara Municipal realizou a segunda sessão ordinária de 2022 nesta terça-feira (22). Em pauta três projetos lei de autoria do Poder Executivo, um projeto de lei proposto pelo vereador Diego Macedo, um projeto de resolução da Mesa Diretiva e duas indicações.

O projeto de lei nº 41 de 2021, do vereador Macedo, que trata da denominação do novo prédio da Prefeitura de Carambeí, que pela proposta apresentada passa a ser chamado de Paço Municipal Wiily Los, foi aprovado em primeira votação por oito votos a dois. Contrários ao projeto foram os vereadores Deleon Betim (PDT) e Emerson Sheik (PSC).

Deleon justificou seu voto ao declarar que é favorável a realização de um plebiscito com mais opções de escolha daquele que dará o nome ao prédio. Já o vereador Sheik havia apresentado indicação para dar o nome ao paço do ex-prefeito Alci Pedroso de Oliveira, pai da atual prefeita Elisangela Pedroso (PSB).

Favorável ao projeto, o vereador Ilson Caninana (DEM) exaltou a história do homenageado. “Conheci muito o seu Willy, pessoa muito querida, um dos meus primeiros clientes da loja, sempre conversamos muito sobre política, ele tinha muita experiência, gostava de ouvir seus conselhos, é um nome que tem destaque e tem meu apoio”, declarou.

Outro que defendeu a proposta foi o vereador Sergio Luis de Oliveira (PSD). Ele destacou que Carambeí é uma cidade jovem com uma história centenária, “muitas pessoas contribuíram para que Carambeí se tornasse o que é hoje e esse, com certeza, é um grande nome, com uma conduta ilibada, será uma justa homenagem”, frisou.

Autor do projeto, o vereador Diego Macedo (PSD) destacou a contribuição que Willy Los prestou a Carambeí em vários setores, desde o esporte, passando pela segurança, cooperativismo e pela sua atuação na política. “Além da justa homenagem para seu Willy, também será uma forma de homenagear a família Los, uma das primeiras famílias de imigrantes que chegou a Carambeí e contribuíram com a história de desenvolvimento e progresso do nosso município”; pontuou.

O projeto de lei segue para segunda votação, se aprovado, segue para sanção ou veto da prefeita de Carambeí.

Homenageado

Guilherme Los, mais conhecido como Willy Los, nasceu em Carambeí, em 1930, trazia consigo heranças culturais dos imigrantes europeus, voltadas à religião, educação e cooperativismo. Sempre teve um cuidado especial com tudo que envolvia questões de desenvolvimento e crescimento do município. Desde jovem, gostava de esportes, foi nessa época que ele começou a atuar como juiz de jogos onde ficou por muitos anos incentivando crianças e jovens à prática de atividades físicas.

No ano de 1971, atuou como delegado, atendendo desde ocorrências mais simples do dia a dia, e situações mais graves que marcaram história na época. E, desde então, carregava o sobrenome “delegado” por onde passava.
No período de 1975 a 1981 trabalhou como juiz de paz. Em 1982 foi eleito vereador pelo município de Castro, com 441 votos, pois Carambei ainda não era município. Dentre muitas contribuições dessa época, destaque para a construção do posto de saúde e do posto telefônico do Catanduvas. Em seguida, no ano de 1988, foi eleito suplente com 300 votos e teve oportunidade de trabalhar junto ao Parque de Máquinas do então Distrito de Carambeí.

Neste período conseguiu melhorias significativas que proporcionaram avanço importante em vários aspectos da cidade, trazendo agilidade, principalmente, no transporte entre as áreas rurais e o ‘centro’ onde estava instalada a Cooperativa Batavo. Em 2000 encerrou sua participação na vida pública como candidato a vice-prefeito.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!