Alemães ligados ao agro visitam a Calpar

Alemães ligados ao agro visitam a Calpar

Cleucimara Santiago

Na sexta-feira (18), 22 agricultores e pessoas ligadas à cadeia do Agronegócio, parte deles oriundos do leste da Alemanha, a maior parte proprietários de fazendas, de médio e grande porte, na faixa de 1000 a 3000 hectares de lavoura da região da antiga Alemanha oriental, vieram fazer um giro pelo Brasil. Segundo o empresário Paulo Bertolini, eles foram acompanhados pelo agrônomo Daniel Rizenthal, responsável também pelas traduções.

O grupo escolheu a empresa Calpar, localizada em Castro e especializada em calcário agrícola, para realizar visitação e conhecer a biotecnologia aplicada. A Calpar é um empreendimento familiar, genuinamente paranaense, que ocupa posição de destaque no mercado de calcário agrícola brasileiro, com atuação em vários estados e com exportação para o Paraguai. Os alemães visitaram a fábrica Granfinale que desenvolve projetos e produtos, e executa serviços diversos com eficiência e rapidez com equipamentos que representam o que há de melhor no setor e tecnologia inovadora. O grupo visitou a fazenda Brotas Agroindústria em Pirai do Sul, onde se processa o milho e também a Fazenda Tronco, em Carambeí. Após as três visitas e muito conhecimento adquirido, com troca de experiências in loco, foi realizada reunião com os diretores da Calpar.

Paulo avaliou a reunião como muito produtiva. “Nessa reunião a gente poder falar um pouco da nossa experiência, trocamos ideias, eles falaram também sobre a experiência deles, da situação da União Europeia, das restrições que os ambientalistas têm postos para eles lá na Europa, como agricultores, os desafios que eles têm enfrentado. Foi uma reunião muito produtiva de muita troca de informação. Eu pude expor um pouco do trabalho da Maizall, que é uma aliança internacional entre associações de produtores de milho da Argentina, Brasil e os Estados Unidos, e que sou o presidente.

Esses três países são responsáveis por 50% da produção mundial de milho e 70% do comércio internacional de milho”.

Vídeo registrado das visitas:

Fotos e vídeo: Klé Gabriel

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!