Alunos de Engenharia Civil da UEPG recebem capacitação para atuar em obras públicas

Alunos de Engenharia Civil da UEPG recebem capacitação para atuar em obras públicas

Da Assessoria

Os alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, nesta segunda-feira (11), de uma capacitação realizada no auditório do bloco E, cujo objetivo é instrumentalizar todos os candidatos à bolsa do “Preparando Engenheiros Cidadãos”. O projeto é uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), em parceria com as Universidades Estaduais do Paraná, apoiados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR).

O projeto prevê a contratação de 12 bolsistas de graduação do curso de Engenharia Civil da UEPG para apoiar a fiscalização de obras municipais paradas no estado. Além das 10 visitas técnicas e 1182 vistorias online, os alunos irão desenvolver conhecimento sobre obras públicas e ética profissional ao longo dos meses de trabalho. O início das atividades está previsto para 1º de abril de 2024. 

Luiz Henrique Barbosa Jorge, engenheiro e auditor do controle externo do TCE-PR, explica que a capacitação é fundamental para que os futuros profissionais saiam para o mercado de trabalho das obras públicas mais preparados. “As técnicas de Engenharia são iguais para qualquer tipo de obra, mas as obras públicas têm umas formalidades, regras, a lei que precisa ser cumprida. É importante que eles tenham esse conhecimento para que no futuro a gente também tenha boas obras públicas, para que a gente possa atingir os interesses da sociedade construindo um país melhor”. 

Segundo Luiz Henrique, a preocupação maior do TCE é minimizar os problemas técnicos que causam paralisações nas obras públicas. “Os estudos mostram que mais da metade das obras públicas no nosso estado e no Brasil estão paralisadas por problemas técnicos”, explica. Segundo ele, o Crea é um grande parceiro que vai ajudar no trabalho, “fazendo a validação dessas informações que serão retiradas pelos estagiários. Vamos confrontar todas essas informações, lançar um relatório final e toda essa base de dados vai subsidiar as fiscalizações das obras pelo TCE”.

Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, chefe do Departamento de Engenharia Civil da UEPG, destaca a importância da atuação do departamento junto aos órgãos públicos para o aprofundamento das técnicas dos alunos e para a formação de cidadãos conscientes. “O nosso departamento tem essa vocação de atuar junto às iniciativas de estado, de envolver alunos e profissionais graduados dependendo do programa. Essa iniciativa vem adicionar mais um braço para a atuação do departamento. A gente vai ter não só um aprofundamento executivo, mas também técnico para esses alunos que vão se envolver”.  

Presenças

Estiveram presentes, representando a UEPG, o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate; o prefeito do campus, Elias Pereira; o chefe do departamento de Engenharia Civil, Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger; Ana Cláudia Barana, diretora adjunta do Setor de Engenharias, Ciências Agrárias e Tecnologia (Secate); a diretora de extensão universitária Marina Tolentino Marinho. A equipe do TCE-PR estava composta pelo coordenador Geral de Fiscalização, Djalma Riesemberg; os coordenadores de Obras Públicas Paulo Daschevi e Luiz Henrique de Barbosa Jorge; o coordenador de Controle Social  Ricardo Alpendre. Representando o Crea-PR, estiveram presentes a vice-presidente Margolaine Gianecchini e a gerente regional de Ponta Grossa, Ana Paula Afinovicz. 

Texto e fotos: Domitila Gonzalez

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!