UEPG, Paraná Esporte e Prefeitura de Ponta Grossa lançam projetos em parceria

UEPG, Paraná Esporte e Prefeitura de Ponta Grossa lançam projetos em parceria

Da Assessoria

Na tarde desta quinta-feira (24), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Superintendência Geral do Esporte (Paraná Esporte) e Prefeitura de Ponta Grossa realizaram o lançamento oficial do Programa Pedala Paraná e da Ciclorrota em Ponta Grossa. A solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos, no Campus Uvaranas. Na ocasião, os formados na primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Pública do Esporte também receberam certificados de conclusão.

Entre os principais destaques, está a divulgação de duas ciclorrotas ligadas ao programa Pedala Paraná e a adesão à Frente Paranaense pela Educação Paralímpica (uma parceria entre Estado e Comitê Paralímpico Brasileiro para fomentar o paradesporto nas escolas), além da 66ª edição dos Jogos da Primavera e etapas dos Jogos Abertos (Japs) e Jogos da Juventude do Paraná (Jojups). Outro ponto alto do evento foi  a entrega dos certificados de conclusão de curso da 1ª turma da pós-graduação em Gestão Pública do Esporte, curso ofertado pela UEPG, via Núcleo de Tecnologia e Ensino Aberto e a Distância (Nutead), em parceria com a Superintendência do Esporte e Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

No foco da discussão, estava o incentivo à pratica de atividades esportivas, atividade física e lazer e as parcerias realizadas para melhorar a infraestrutura de esporte em Ponta Grossa e no Paraná. O professor Ivo Mottim Demiate, pró-reitor de Assuntos Administrativos da UEPG, que representou no ato o reitor da UEPG, comemorou a união entre Estado, município e Universidade. “A UEPG está animada para essas novas empreitadas. Estamos muito contentes e honrados. Muitos irão se beneficiar do programa Pedala Paraná e das demais atividades significativas na área do Esporte”, destacou.

“A região de Ponta Grossa tem uma vocação natural para o ciclismo e agora vai estar integrada a um circuito estadual”, comemora o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Ele destaca ainda a importância das parcerias na pós-graduação em Gestão Pública do Esporte. “A conclusão da primeira turma é uma conquista para o Paraná, para a Superintendência de Esporte, para a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e também para a UEPG, porque estamos qualificando pessoas em todos nossos municípios”.

A prefeita de Ponta Grossa, professora Elizabeth Schmidt, ressaltou a importância das ciclorrotas para o desenvolvimento da região, em especial após a pandemia de Covid-19. “São ferramentas muito importantes para nosso turismo e nosso esporte, e que precisam ser exploradas de forma inteligente, de forma adequada”, apontou a prefeita, que parabenizou ainda os concluintes do curso de especialização em gestão pública do esporte. “Nós precisamos de vocês e contamos com vocês pela união de esforços em prol da cidade, do esporte, do turismo, da realização da felicidade das pessoas”.

“Com certeza, nós estamos mudando o Esporte do Paraná”, comemorou o superintendente geral do Esporte, Helio Renato Wirbiski. Na sua fala, o superintendente destacou  a importância das parcerias com outras instituições, como a UEPG e a Prefeitura de Ponta Grossa, para fazer um diagnóstico completo dos atletas, equipamentos e vocações que existem no estado e, a partir disso, capacitar gestores, discutir e implantar políticas públicas do esporte.

Pedala Paraná

O Programa Pedala Paraná abrange a criação de ciclorrotas em todo o estado. “Não é um simples passeio de ciclismo, é o esporte como indutor do turismo”, destaca o superintendente. Foram criadas no primeiro momento do projeto 80 ciclorrotas e estão  planejadas mais 100 para o ano de 2022. “Não adianta termos só a rota; temos que capacitá-la. É uma rota de esporte, mas vai se tornar uma rota de turismo ao longo do tempo. A ideia é que a região rural seja interligada por rotas de bike e que tenhamos gente de fora que venha pedalar na região e conhecer as belezas naturais”, explica Wirbiski.

As ciclorrotas do Programa têm de 30 a 50 km e contam com totens de atendimento ao ciclista, itens de manutenção da bicicleta e áreas de descanso para os atletas. Na UEPG, o trajeto passa pelo Campus Uvaranas e Fazenda Escola Capão da Onça.

Jogos

Nesta quinta-feira foi anunciada, ainda, a realização de etapas dos Jogos Abertos (Japs) e Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), em Ponta Grossa. As competições esportivas envolvem de 300 a 500 atletas. Os 66ª edição dos Jogos da Primavera também foi anunciada, como uma parceria entre a UEPG, instituição promotora do evento, e a Superintendência do Esporte.

Paradesporto

A adesão à Frente Paranaense pela Educação Paralímpica vai permitir, segundo o superintendente, a capacitação da comunidade esportiva e professores de educação física para que saibam trabalhar com pessoas com deficiência e incluí-las no esporte. É um projeto de formação de atletas para o esporte paralímpico, mas também de educação para a inclusão social de pessoas com deficiência.

Gestão Pública do Esporte

Para encerrar o evento, foram entregues os certificados para a primeira turma de Gestores Esportivos formados pela UEPG. Com a formação de gestores públicos na área do Esporte através da pós-graduação lato sensu e com os cursos de extensão ofertados pela UEPG, mais de 800 pessoas foram capacitadas na área. Há a previsão de uma segunda turma para o curso de pós-graduação, com mais 300 vagas.

Também receberam certificados de participação os professores do curso Antonio Carlos Dourado, Cristiano Barros Del’Rei, Beto Pacheco, Guilherme Amaral Alves e Gilmar Batista Mazurek; e os tutores Guilherme Moreira Caetano Pinto e Milton Aparecido Anfilo.

Parcerias

Para firmar o compromisso dos projetos em parceria, Prefeitura de Ponta Grossa, UEPG e Paraná Esporte assinaram os termos de adesão e cooperação técnica nos programas Pedala Paraná, com a criação de duas ciclorrotas na região; Frente Paranaense pela Educação Paralímpica, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro; e dos Jogos Abertos do Paraná, Jogos da Juventude do Paraná, Jogos Paraná Bom de Bola e Jogos da Primavera.

O evento contou ainda com a presença do secretário de esporte de Ponta Grossa, Marco Aurélio Raasch; do Diretor de Esporte da Prefeitura de Ponta Grossa, Carlos Henrique Pedroso; do presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Daniel Milla; do diretor de Esporte da Paraná Esporte, Cristiano Barros Del’Rei; do Diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos; do coordenador dos polos regionais e Centro de Desenvolvimento Esportivo da Paraná Esporte, Clésio de Marins Prado; do coordenador do curso de Gestão do Esporte e da Coordenadoria de Desportos e Recreação da UEPG, Leandro Vargas; do pró-reitor de Graduação da UEPG, Carlos Willians Jaques Moraes; do pró-reitor de Recursos Humanos, Gilmar Batista Mazurek; e professores do curso de Gestão Pública em Esporte e de servidores da Prefeitura.

Texto: Aline Jasper | Apuração: Jéssica Natal | Fotos: Luciane Navarro e Jéssica Natal

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!