SAMU completou um ano em Piraí do Sul

SAMU completou um ano em Piraí do Sul

Da Assessoria

Piraí do Sul – No sábado (2), a Base Descentralizada do SAMU 192 completou seu primeiro ano de atividade. Há exatos 12 meses, logo após o SAMU de Piraí do Sul entrar oficialmente em atividade, a equipe já atendia a primeira ocorrência e de lá pra cá já se somam 826 atendimentos, sendo 675 atendimento clínicos e 151 atendimentos de trauma. 63,19% desses atendimentos (522) foram realizados no período diurno e 36,81% (304) no período noturno.

Piraí do Sul está integrado ao serviço junto a outros 18 municípios da região. Esse serviço de saúde está vinculado à Rede Estadual de Urgência e Emergência a qual dá acesso a ambulâncias de suporte avançado, Central de Regulação e transporte aéreo, garantindo atendimento adequado para esses municípios e seus 835 mil habitantes.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, salienta que o serviço do SAMU 192 é muito importante e que desde o início da operacionalização, o município conta com a segurança de possuir uma Base Descentralizada do SAMU com uma ambulância de suporte básico, em prédio próprio, com equipe capacitada composta por servidores municipais experientes para atendimento de situações de urgência e emergência em saúde.

Nesse primeiro ano de funcionamento, a população já pode sentir a diferença no atendimento, uma vez que o atendimento é 24 horas por dia todos os dias da semana. Com a participação no consórcio, os piraienses também são atendidos, conforme a situação de urgência e/ou emergência, com ambulâncias de suporte avançado e também o helicóptero. Além disso, o atendimento dos pacientes pelo SAMU 192 tem vaga zero nos hospitais integrantes da Rede Estadual de Urgência e Emergência.

O Secretário lembra que “a operação do SAMU no município tem se mostrado bastante eficiente em situações de urgência e emergência, onde o risco do transporte sem este suporte é enorme, lembrando ainda que na hora da emergência a maioria da população é atendida via SUS, não importando a classe social, atendendo o princípio constitucional da universalidade”.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!