Dia do Tropeiro integra data de resgate cultural

Dia do Tropeiro integra data de resgate cultural

Da Assessoria

Jaguariaíva – A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), comemorou o Dia Municipal do Tropeiro, na noite de sexta-feira (12), no Cine Teatro Valéria Luercy. Mais de 300 pessoas participaram.

A prefeita Alcione Lemos, vice-prefeito Adilson Passos Félix, secretários, vereadores, membros do Clube dos Tropeiros Alma sem Fronteiras, pais e crianças da rede municipal de ensino, que encantaram com apresentações de danças, trajes e poesias, marcaram presença.

Saudação especial foi feita pela prefeita que lembrou que o ‘Festival Cultural, Partes de Nossa História’, eleva desde 2011 o tema Tropeirismo, nas festividades de comemoração do aniversário do município, mantendo viva a história e costumes deste e de outros ciclos que fazem parte da cultura e história local.

A secretária da SMECEL, Erla Melo, acrescentou que o ensino da história do tropeirismo em Jaguariaíva integra o currículo escolar, resgate este feito também durante o ano em ações culturais.

Fatos ligados à jornada desses viajantes, que ajudaram a abrir rotas comerciais e iniciar vários municípios, desde Viamão (RS) até Sorocaba (SP), foram contados pelo historiador Rafael Pomim. Representando o ‘Clube dos Tropeiros Alma Sem Fronteira’, José Nereu Gomes, também falou de costumes. Antes, homenagem póstuma a um integrante do clube, Antônio Miranda de Melo, emocionou o público.

Ao final, na Praça de Alimentação, foi divulgada a Quirerada, prato típico oficial da culinária jaguariavense, degustado ao som de música campeira, tocada pelo músico Rafael Jayme, da Escola Municipal de Música Elzita Jorge Cunha.

Redação Página 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo é de exclusividade do Página 1 News.
× Fale com o P1 News!